Pesquisadores têm até dia 11 para inscrever tecnologias em rodada de negócios

Qua, 06 de Setembro de 2017 14:30

Estão abertas as inscrições para que pesquisadores e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de todo o país apresentem tecnologias a grandes empresas em rodada de negócios que será realizada durante o evento InovaCampinas, no dia 25 de outubro, em Campinas. O prazo para inscrições das tecnologias termina no dia 11 de setembro.

A rodada de negócios, que tem como principal objetivo conectar empresas a tecnologias inovadoras desenvolvidas em universidades e instituições de pesquisa, contempla exclusivamente projetos de pesquisadores e cientistas. Conta ainda com o apoio da Rede Inova São Paulo, que tem atuado na articulação com os NITs do estado.

Até o momento, 23 instituições já cadastraram suas tecnologias ligadas às mais variadas áreas. Entre os inscritos estão Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além dos NITs da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP).

A organização das reuniões será feita pela plataforma Open Techs, ligada ao Movimento 100 Open Startups. A metodologia prevê que, por meio de um match making, as tecnologias inscritas sejam conectadas às empresas interessadas. Com isso, uma pré-agenda será definida para que as reuniões ocorram.

"O processo de match making prevê a conexão das duas pontas. O nosso objetivo é que, presencialmente na rodada de negócios, a empresa e o responsável pela tecnologia aprofundem suas conversas e gerem contratos. Essa metodologia demonstrou ser muito efetiva no trabalho que realizamos com as startups, resultando em uma quantidade de contratos bastante significativa", explicou Carla Colonna, do Movimento 100 Open Startups, à assessoria de Comunicação do InovaCampinas.

Para a Rede Inova São Paulo essa será uma oportunidade de garantir a conexão das empresas ao mercado, fomentando assim oportunidade de novos investimentos e valorização da produção científica e tecnológica. "Nosso apoio tem sido feito em direção ao estímulo de parcerias e à ampliação da relação do mundo acadêmico com o mercado. Temos que pensar grande, promover a inovação e avanço nas fronteiras do conhecimento", afirmou o coordenador executivo da Rede InovaSP, Milton Mori.

Inscrições devem ser feitas pelo site www.opentechs.net.

Para saber mais sobre o InovaCampinas, acesse: inovacampinas.org.br.

Fonte: Portal Agência FAPESP