Conselho de Inovação da UFSCar aprova projeto de inovação para a realização do Desafio UFSCar e resoluções sobre bolsas e percentuais de ressarcimento

Escrito por Tatiane Liberato
Ter, 05 de Setembro de 2017 17:05

No último dia 31 de agosto, a partir das 9h, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Anfiteatro da Reitoria para a realização de sua 2ª Reunião Extraordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Roberto Ferrari Júnior. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

Na ocasião, o diretor executivo da Agência, Roberto Ferrari Júnior, apresentou a proposta do projeto de inovação “Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo”, cujos objetivos são prospectar e apoiar projetos inovadores, disseminar a cultura e capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade. Destinado a alunos, professores, pesquisadores, funcionários da universidade, além da comunidade em geral – desde que tenha parceira com membro interno ou participe com tecnologia da universidade – o diretor explicou que “a meta do Desafio UFSCar é fazer com que os projetos participantes disponibilizem à sociedade avanços tecnológicos resultantes de seus estudos e pesquisas”. Para isso, eles serão divididos nas categorias: projetos de novos empreendimentos inovadores com alunos; projetos baseados em tecnologias protegidas/registradas na UFSCar e não licenciadas; resultados de atividades acadêmicas em ensino, pesquisa e extensão; e projetos de pesquisa com resultados passíveis de proteção/registro.

O diretor também apresentou a resolução que define valores para bolsas de inovação e regulamenta sua concessão no âmbito da universidade com o objetivo de oferecer bolsas de inovação idênticas às de extensão sem competição de valores; e a resolução que estabelece critérios para definição do percentual devido a título de ressarcimento no âmbito de projetos de inovação na UFSCar.

Nos informes da presidência, a reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, deu a palavra ao diretor da Agência para apresentar os resultados do processamento das receitas de royalties referentes ao período de 1 de abril de 2016 a 30 de junho de 2017. O pagamento aos inventores está sendo realizado diretamente via FAI, além disso, os recursos das unidades poderão ser utilizados para a execução de projetos de inovação, aprovados institucionalmente, com recursos financeiros também administrados via Fundação. A implantação destes novos procedimentos para a gestão das receitas de royalties, segundo Ferrari, tem como benefícios evitar o estouro do limite orçamentário na captação de recursos próprios, maior agilidade no pagamento aos inventores, e possibilitar o uso dos recursos das unidades para a execução de projetos de inovação, com gestão financeira realizada via FAI.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar, inclusive a ata da 7ª Reunião Ordinária realizada em abril deste ano. O diretor executivo finalizou a reunião esclarecendo que as novas resoluções estão em consonância com a missão da Agência de Inovação que é “capacitar e mobilizar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade”, declarou.

IMG 0392 reduzida

Roberto Ferrari Júnior apresenta propostas na 2ª reunião do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar