Edital seleciona pesquisadores para estágio em Harvard

Ter, 05 de Setembro de 2017 09:21

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital n° 31/2017, que abre seleção de Professor Pesquisador Visitante Júnior para atuação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O programa selecionará até dez professores para participar de estágio em nível de pós-doutorado por um período de três a 12 meses na universidade americana. As inscrições serão abertas no período de 1º de novembro até 15 de dezembro.

O processo de inscrição é individual e deve ser realizado em duas etapas: primeiramente, o interessado deverá obter carta de aceite emitida por docente de uma das escolas elegíveis da Universidade de Harvard, informadas no edital. A segunda fase é a inscrição na página da Capes. Entre outros documentos, deverá ser apresentado projeto de pesquisa com até 15 páginas. A previsão de divulgação dos resultados é maio de 2018.

Entre os requisitos exigidos para candidatura estão residir no Brasil, possuir título de doutor e ser professor efetivo estável de uma instituição de educação superior (IES) brasileira pública. Também podem se inscrever professores com vínculo empregatício de docência efetivo em IES brasileira privada há pelo menos três anos. Interessados também precisam ter fluência em inglês, orientar pesquisas de mestrado ou doutorado e ser elegíveis pela IES de destino.

De acordo com o edital, são 17 as áreas elegíveis para o programa: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências exatas e da terra; Biologia, ciências biomédicas e da saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia aeroespacial; Fármacos; Produção agrícola sustentável; Petróleo, gás e carvão mineral; Energias renováveis; Tecnologia mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e novos materiais; Tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; Biodiversidade e bioprospecção; Ciências do mar; Indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); e Novas tecnologias de engenharia construtiva.

Os docentes selecionados recebem da Capes mensalidades (bolsas) no valor de US$ 2,1 mil, auxílio-deslocamento de US$ 1,6 mil, auxílio-instalação de US$ 2,1 mil, auxílio para seguro-saúde de US$ 90 mensais e adicional-localidade de US$ 400. A Capes vai repassar os valores diretamente ao bolsista.

Acesse o edital completo aqui.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Capes