logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

RedPop alerta para gravidade dos cortes para a CT&I na América Latina

Ter, 05 de Setembro de 2017 09:17

"Os cortes recentes em recursos para a CT&I em diversos países da região, que vão na direção oposta aos objetivos de um desenvolvimento sustentável, têm também um impacto importante na popularização da ciência", afirma a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e do Caribe em manifesto divulgado no dia 1º de setembro

 

Confira abaixo o manifesto na íntegra:

 

 

Manifesto sobre a situação da popularização da CT&I na América Latina e no Caribe

 

Os membros da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPop), reunidos na assembleia no âmbito do 15º Congresso de RedPop "ligações – novas formas de popularizar a ciência", realizado Em Buenos Aires entre 21 e 25 de agosto de 2017, por decisão unânime elaboramos este manifesto dirigido à população em geral e, em especial, às autoridades e aos gestores públicos dos países da região.

 

Afirmamos que a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) são indispensáveis para o desenvolvimento econômico sustentável e socialmente mais justo, bem como para garantir a soberania dos nossos países. A popularização da ciência e da tecnologia é, por sua vez, um instrumento essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para a melhoria da educação, da construção da cultura científica e de uma cidadania mais ativa no mundo contemporâneo.

 

Nas últimas duas décadas houve um crescimento significativo da popularização da C&T na América Latina e do Caribe. No entanto, subsistem muitos desafios, como uma avaliação adequada dessas atividades, melhorá-las e alargá-las, já que milhões de pessoas da nossa região estão ainda à margem dos conhecimentos científicos e tecnológicos e das possibilidades para a sua apropriação social. Neste 15º Congresso da RedPop, nós, museus e centros de ciência e instituições e entidades que agirmos na popularização da CT&I, discutimos formas inovadoras de popularizar a ciência e estamos empenhados em aperfeiçoar sua qualidade e ampliar seu alcance nos países da nossa região.

 

Embora nos comprometamos a continuar a trabalhar no desenvolvimento de atividades e políticas que contribuam para a promoção de uma cidadania mais ativa e reflexiva para a melhoria da qualidade de vida da nossa região, pedimos que os governos latino-americanos assegurem, reforcem e multipliquem nas agendas públicas Programas e atividades de longo alcance da popularização da ciência e da tecnologia em benefício das nossas comunidades.

 

Neste manifesto, manifestamos a nossa grande preocupação com a situação atual da popularização da ciência e das instituições que a promovem na América Latina e nas caraíbas. Os cortes recentes em recursos para a CT&I em diversos países da região, que vão na direção oposta aos objetivos de um desenvolvimento sustentável, têm também um impacto importante na popularização da ciência. Isto cria, no melhor dos casos, o funcionamento precário de programas de popularização e / ou de museus e centros de ciência da região, e no pior, o encerramento indefinido de alguns deles.

 

Por outro lado, iniciativas de criação e estabelecimento de políticas públicas que favorecem o desenvolvimento da popularização da C&T que haviam sido estabelecidas em muitos países nos últimos anos, estão sendo descontinuadas ou bastante reduzidas em.

 

Por isso, alertamos as autoridades dos países da nossa região sobre os graves riscos que a redução dos recursos para a CT&I acarreta para o futuro dos nossos países e a sua soberania, bem como sobre os impactos negativos que podem impactar no desenvolvimento educativo, cultural, científico e tecnológico dos nossos países.

 

Por isso, colocamos o nosso compromisso de trabalho e exigimos às autoridades locais, regionais e nacionais ligadas ao setor científico, tecnológico e de inovação uma maior atenção à popularização da C&T como política pública que integre a equidade, A educação e o desenvolvimento científico e tecnológico como um bem público e fundamental ao qual todos os latino-americanos têm direito.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 04/09/2017, com informações RedPop

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa