Observatório produz informações sobre saúde pública no Brasil

Seg, 04 de Setembro de 2017 14:41

Pesquisa apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde resultou na organização de um Observatório Nacional de Políticas de Saúde (OAPS) a ser alimentado por diversas fontes de dados e informações, bem como pelos resultados dos distintos subprojetos do estudo. O trabalho, intitulado Análises de Políticas de Saúde no Brasil, é coordenado pelo pesquisador, bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq, Jairnilson Paim, da Universidade Federal da Bahia.

O projeto contempla, também, a implantação de um Centro de Documentação virtual, conectado ao Observatório, para que cada pesquisador possa localizar os documentos necessários para sua pesquisa, a ser disponibilizado, progressivamente, para consulta pública de universidades, gestores, centros de pesquisa e conselheiros de saúde.

Com 11 eixos temáticos, em áreas como judicialização da saúde, atenção primária e promoção da saúde, saúde na infância e políticas de saúde bucal, o Observatório está disponível para apoiar a formulação e implementação de políticas e a tomada de decisão produzindo informações, realizando estudos e fazendo sugestões para melhoria da oferta, organização e qualidade das ações de saúde prestadas à população dos municípios brasileiros.

Com uma rede constituída por pesquisadores/as de diferentes instituições brasileiras e formada a partir de temáticas e questões de pesquisa compartilhadas, o OAPS comemora dois anos desde seu lançamento oficial no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco - Abrascão 2015. O projeto soma nesse período 40 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado, 30 artigos publicados em periódicos indexados e 4 livros: "Análise política em saúde: contribuição do pensamento estratégico", de Leonardo Federico; "Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática", organizado por Sônia Chaves; "Observatório de Análise Política em Saúde: Abordagens, objetos e investigações", organizado por Carmen Teixeira; e o e-book "Glossário Análise Política em Saúde", organizado por Carmen Teixeira e Paloma Silveira.

Documentário sobre o OAPS, produzido especificamente para os gestores de saúde, está disponível no canal do OAPS no Youtube. O vídeo, que conta com a participação do professor Jairnilson Paim, além de Guadalupe Medina (ISC/UFBA) e dos coordenadores dos eixos temáticos, tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo OAPS aos gestores, um público importante no diálogo sobre as políticas de saúde.

O link para o documentário é: https://www.youtube.com/watch?v=wS7iN8xoPAw

Fonte: Portal CNPq