logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq firma parcerias para incentivar inovação

Seg, 04 de Setembro de 2017 14:31

Acordos assinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante a reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), buscam aprimorar a integração entre as instituições que apoiam a inovação na indústria e criar mecanismos que permitam às empresas manter seus projetos de inovação.

 

A parceria, firmada com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa desenvolver os três eixos do Inova - Inova Talentos, Inova Global e Inova Tec, sendo os dois últimos novas modalidades.

 

O Inova Global é um programa de intercâmbio internacional para pesquisadores colaboradores e profissionais de pesquisa e desenvolvimento de indústrias brasileiras. Por meio do Inova Global, será possível acessar centros de inovação e ciência de referência de todo o mundo desenvolver projetos e estreitar a cooperação internacional, por meio de bolsas financiadas pela indústria. O Inova Tec será voltado para alunos de graduação em bacharelado e de graduação tecnológica, como forma de iniciação de estudantes às atividades de inovação na indústria.

 

Programa Inova Tec - Bolsas de Iniciação Tecnológica para a Inovação

 

Prevê a concessão de bolsas e auxílios para execução de projetos cooperativos entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, para a capacitação de estudantes de graduação em temas ligados à inovação, ciência e tecnologia. Está prevista a concessão de 200 bolsas de iniciação tecnológica, além de auxílio à pesquisa para o professor orientador. Estima-se o envolvimento de 200 empresas.

 

Programa Inova Global

 

Visa ao intercâmbio e capacitação de profissionais e pesquisadores de empresas e institutos de PD&I públicos e privados, em projetos de pesquisa, desenvolvimento pré-competitivo, desenvolvimento tecnológico e inovação. Será operado por meio da concessão de bolsas de Fomento Científico e Tecnológico, no exterior e no país, com recursos do setor privado, nos temas de interesse da Indústria Brasileira, alinhados com as áreas fomentadas pelo CNPq. A previsão é conceder até 250 bolsas financiadas com recursos do setor privado.

 

Programa Inova Talentos

 

O Programa visa fomentar a capacitação de graduados, mestres e doutores por meio da sua participação em atividades de inovação no setor empresarial, ao mesmo tempo em que permite intensificar a interação entre a academia e a indústria. Os bolsistas participantes do programa têm a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de projetos de inovação no ambiente empresarial, recebendo capacitações, presenciais e a distância e desenvolvendo competências comportamentais, gerenciais e técnicas durante os 12 meses de duração das bolsas. Devem ser concedidas até 500 bolsas, financiadas com recursos do setor privado e aporte de bolsas do CNPq.

 

Fonte: Portal CNPq, com informações da Agência CNI de Notícias

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa