logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ministro defende "tratamento diferenciado" para CT&I na liberação de recursos

Seg, 04 de Setembro de 2017 14:24

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, reiterou nesta quinta-feira (31) o esforço para liberar recursos para pesquisa. Em evento no ministério, ele defendeu que a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) brasileira receba tratamento diferenciado da equipe econômica.

 

"No ano passado, fechamos o ano de uma maneira bastante tranquila. E temos uma expectativa que a equipe econômica consiga, neste ano de 2017, dar o mesmo tratamento", disse o ministro.

 

A situação crítica da CT&I no país foi detalhada em carta aberta ao presidente da República por entidades representativas das comunidades científica, tecnológica e acadêmica brasileiras e dos sistemas estaduais de ciência e inovação, entre elas, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). No documento, avisam que o Brasil corre "o risco de sofrer uma grande diáspora científica".

 

Eles lembraram que o contingenciamento de recursos para o MCTIC, em 2017, incidindo sobre orçamentos já muito reduzidos em relação aos de anos anteriores, produziu uma drástica diminuição nas verbas para o setor. Na carta, pedem a resolução urgente dos problemas apontados, como interrupção na concessão de bolsas e sucateamento de laboratórios e unidades de pesquisa, sob o risco de desprover o "estado brasileiro de instrumentos essenciais para qualquer movimento de recuperação da economia nacional".

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa