Ciência e política: "Nosso país é governado por pessoas que não têm nenhuma preocupação com o que diz a ciência"

Seg, 04 de Setembro de 2017 14:19

Artigo de Gregório Grisa, professor do IFRS, para o jornal Zero Hora

Quando as conquistas da ciência estão sendo deixadas de lado é sinal de que a política está em apuros. Explico-me.

Em tempos de retorno da crença na "terra plana", de recrudescimento de grupos supremacistas brancos, de propostas como a "escola sem partido", de "descrédito oficial" em relação ao aquecimento global e outras bizarrices, parece evidente que a política está em decadência. Se grandes descobertas do campo da astronomia, da biologia, da sociologia e da geologia estão sendo desconsideradas pelos atuais políticos, que qualidade terão suas decisões sobre o nosso futuro e o do planeta?

Nenhum avanço social e civilizatório será registrado fora da política. Nenhum avanço científico ocorreu fora da política, assim como nenhuma catástrofe promovida com a ajuda da ciência se deu fora da política. A ciência é definida e financiada por interesses econômicos, ideológicos e até religiosos, logo, pela política. Os cientistas, via de regra, não escolhem sozinhos o que pesquisam e nem definem o que será feito com suas descobertas. Os Estados e o órgãos financiadores (capital) determinam essas escolhas.

Leia na íntegra: Zero Hora

Fonte: Jornal da Ciência, 01/09/2017