Primeiro barco robótico do Brasil para coleta e monitoramento ambiental recebe R$ 1,1 milhão da Finep

Qui, 31 de Agosto de 2017 09:25

O primeiro barco robótico de operação autônoma para análise e monitoramento em tempo real de águas no país foi apresentado pelo governo do Ceará, no dia 25 agosto, às margens do Rio Cocó, em Fortaleza (CE). A embarcação Iracema (Instrumento Robótico Autônomo para Coleta e Monitoramento Ambiental) foi desenvolvida em uma parceria entre o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI-Renato Archer) e a empresa ARMTEC. A Finep investiu R$ 1,1 milhão no projeto.

O laboratório móvel pode ser utilizado para determinação da topografia do leito em águas costeiras (mares) e interiores (rios e lagoas), além de realizar batimetria, mensuração da profundidade das massas de água. Possui ainda capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais. Todo o barco é alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis de íon-lítio dimensionadas para uma autonomia mínima de 8 horas.

Iracema vai atender às demandas de órgãos como Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos).

Além do ITIC (vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará), do CTI-Renato Archer e da ARMTEC, o projeto da construção também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico. Ao todo, foram produzidos dois barcos, mas novas encomendas devem ser feitas em breve, devido à flexibilidade de uso do equipamento.

Fonte: Portal Finep, com informações do Governo do Estado do Ceará