Chamada oferece cooperação com britânicos nas áreas de ciências sociais e humanidades

Qui, 31 de Agosto de 2017 09:20

Por meio da parceria estabelecida entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as UK Academies, pesquisadores doutores das áreas de ciências sociais e humanidades podem concorrer em duas chamadas públicas abertas para cooperação com pesquisadores de instituições do Reino Unido. As chamadas Newton Mobility Grants e Newton Advanced Fellowships, da British Academy, são promovidas no âmbito do Fundo Newton e vão custear a mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras para aquele país, bem como o estabelecimento de novas parcerias de pesquisa que resultem para o avanço do desenvolvimento econômico e bem-estar da população.

Para a Chamada Newton Mobility Grants serão disponibilizados fomentos de até dez mil libras para um ano de atividades. Este período será destinado para o estabelecimento do início de atividades de cooperação com o objetivo de fortalecer a pesquisa conjunta e desenvolver parcerias a longo prazo entre os pesquisadores dos dois países envolvidos. Os proponentes brasileiros devem ser doutores vinculados a uma instituição de pesquisa ou universidade brasileira. Para a submissão da proposta é preciso encontrar um pesquisador doutor britânico (Co-Applicant), vinculado a uma instituição de pesquisa no Reino Unido.

No caso da Chamada Newton Advanced Fellowships serão disponibilizados fomentos de até 37 mil libras por ano, por um período máximo de dois anos, incluindo custos com bolsas, custos de mobilidade, treinamento e custos de pesquisa. Podem participar pesquisadores doutores, em meados de carreira, vinculados a instituições de pesquisa ou universidades brasileiras, de modo a promover melhorias no desenvolvimento de seus grupos de pesquisa, por meio da cooperação com pesquisadores do Reino Unido. As pesquisas buscam ainda estabelecer cooperações duradouras e é necessário, para submissão, a colaboração de um pesquisador doutor do Reino Unido (Co-Applicant), vinculado a uma instituição de pesquisa daquele país.

O prazo para o limite das submissões termina no dia 06 de setembro.

Para encontrar pesquisadores britânicos interessados na cooperação com pesquisadores de instituições brasileiras, acesse: http://www.newtonfund.ac.uk/funding/application-support/

Mais informações British Academy – Newton Mobility Grants acesse: https://www.britac.ac.uk/newton-mobility-grants

Mais informações British Academy – Newton Advanced Fellowships acesse: https://www.britac.ac.uk/newton-advanced-fellowships

Fonte: Jornal da Ciência, 30/08/2017, com informações Confap