logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ministro inaugura quadros de ex-titulares do MCTIC em galeria de retratos

Qua, 30 de Agosto de 2017 16:01

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, inaugurou nesta terça-feira (29) os quadros de Celso Pansera, Aldo Rebelo e Clelio Campolina Diniz na galeria de retratos de antigos titulares da pasta. Os homenageados recordaram momentos à frente do ministério e apontaram caminhos de fortalecimento das atividades de pesquisa no país.

 

"É um momento gratificante homenagear os nossos antecessores, em especial pessoas como Campolina, Aldo e Pansera, que deixaram seus legados ao lado de suas equipes", disse Kassab. "A partir de agora, as fotografias deles ficarão na galeria de todos aqueles que tiveram essa responsabilidade, na Sala dos Conselhos, onde muito possivelmente eles comandaram várias discussões. E agora todos aqueles participantes das reuniões poderão visualizar nas suas fotos uma inspiração adicional, com as suas presenças e sob os seus olhares."

 

Para Pansera, ministro de outubro de 2015 a abril de 2016, o período lhe deu uma dimensão do tamanho e do potencial da ciência brasileira. "Nós achamos que, a despeito de tudo isso, precisamos resolver agora outro problema, uma tremenda de uma crise política", afirmou o deputado federal. "Como políticos, temos a obrigação de tentar superar esse momento, para que o Brasil volte a crescer e a ciência brasileira efetivamente tenha seu valor reconhecido."

 

Kassab ressaltou o legado de Pansera, baseado em sua experiência no Rio de Janeiro, e a atuação do parlamentar em prol de políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação. "Ele tem sido um dos nossos grandes parceiros no Congresso Nacional, porque defende, acredita e está engajado na luta por mais recursos", reconheceu. "Então, além de cumprimentá-lo por passar a integrar a galeria daqueles que contribuíram como ministros, eu queria publicamente agradecê-lo pelo que faz lá na Câmara dos Deputados, junto conosco, nas parcerias para o fortalecimento da pesquisa no Brasil."

 

Já Rebelo, ministro de janeiro a outubro de 2015, expressou a alegria por reencontrar servidores do MCTIC. "Agradeço pelo convite para essa cerimônia, que traz para mim recordações e saudades do trabalho que aqui conjuntamente realizamos; e que ocasiona também a oportunidade de reafirmar os meus votos de vitória, êxito e realizações para Gilberto Kassab."

 

Na visão do ministro, Rebelo trouxe conhecimento e compôs um quadro de valor para o ministério. "Para mim, homenagear o Aldo é um momento muito feliz, porque, além de militarmos juntos na vida pública, é uma pessoa que admiro e, ao longo das últimas décadas, temos tido oportunidades de trabalhar juntos em diversos projetos fundamentais para o país", comentou Kassab.

 

Campolina definiu seu período na pasta – março a dezembro de 2014 – como relativamente curto, mas de muito aprendizado. "Eu militava há 40 anos dentro de uma universidade e, de repente, fui exposto ao cotidiano de uma função de gestão pública. Esse ministério é rico em servidores, pessoas que pensam o país e têm um compromisso institucional, independentemente de posições políticas ou ideológicas", recordou. "Há uma crise estrutural internacional de toda ordem de natureza, inclusive com movimentos militares, e uma corrida científica e tecnológica sem precedentes. Não existe futuro sem educação básica de qualidade e ciência e tecnologia. O MCTIC tem um papel central."

 

Kassab destacou a trajetória de Campolina como ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Por conta dessa história voltada à academia, ele foi convidado a assumir o ministério, representando a comunidade científica. E no tempo em que esteve aqui, honrou o seu conhecimento, deixou um legado, com a sua humildade, conquistou a todos e deixou saudades. Hoje, portanto, gostaríamos de convocá-lo a continuar ajudando o país, com a sua determinação e a inteligência que lhe é peculiar."

 

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) também participaram da homenagem. Após a cerimônia, o ministro deu início ao projeto de elaboração do planejamento estratégico do MCTIC.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa