Livros abordam tecnologias voltadas para a educação

Qua, 30 de Agosto de 2017 15:50

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançaram dois livros como resultado do projeto sobre tecnologias de avaliação do desempenho escolar em Ciências e Matemática. A principal proposta dos livros é propor uma nova forma de avaliar o desempenho escolar dos alunos.

Os livros 'Tecnologia & sociedade; terra & universo' e 'Uma nova abordagem para o desempenho escolar em Ciências' fazem parte da coleção na qual são apresentados resultados de desempenho de uma amostra de alunos do Ensino Fundamental da educação pública do estado de Sergipe sobre os quatro eixos norteadores do currículo de ciências.

Segundo uma das autoras, Alice Pagan, que é professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os dois livros tratam dos resultados de uma nova proposta de pesquisar o desempenho escolar discente por meio de um questionário que aborda opções com uma gradiente de tipos de discursos, onde em um lado está o de senso comum e no outro o científico.

Ela explica que a preocupação com a pesquisa, que originou os livros, foi compreender a aproximação e o distanciamento do pensamento discente do científico. Para isso, foi apresentado em cada um deles a metodologia de construção do questionário e também os dados colhidos com uma amostra feita no estado de Sergipe.

"Assim, podemos saber, a partir dos dados apresentados nos livros, o quanto os alunos de Sergipe, que recentemente concluíram o Ensino Fundamental, respondem mais ou menos cientificamente sobre os temas de ciências, saúde, tecnologia e meio ambientes trabalhados nas disciplinas de Ciências", ressalta.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do Confap