logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cortes congelam ciência e sufocam universidades no Brasil

Qua, 30 de Agosto de 2017 15:48

O presidente da Academia Brasileira de Ciências garante que os cientistas estão a fugir do País e há universidades que avisam que está a faltar o dinheiro para pagar a luz e a água, destaca reportagem do jornal português Público

 

Os cortes na área da ciência, tecnologia e educação decididos pelo Governo brasileiro não são de agora. Porém, nos últimos meses os alertas para uma situação dramática no país, com o pagamento de bolsas e projetos de investigação congelados e universidades a sufocar sem dinheiro para pagar salários ou despesas básicas, subiram de tom. Há professores universitários a pedir emprego no Facebook, cartas abertas dirigidas ao ministro da Ciência, manifestos e entrevistas de reitores de várias universidades estaduais que traçam os cenários preocupantes sem futuro à vista.

 

Os cortes na área da ciência, tecnologia e educação decididos pelo Governo brasileiro não são de agora. Porém, nos últimos meses, os alertas para uma situação dramática no país, com o pagamento de bolsas e projetos de investigação congelados e universidades a sufocar sem dinheiro para pagar salários ou despesas básicas, subiram de tom. Há professores universitários a pedir emprego no Facebook, cartas abertas dirigidas ao ministro da Ciência, manifestos e entrevistas de reitores de várias universidades estaduais que traçam os cenários preocupantes sem futuro à vista.

 

"A situação financeira enfrentada pela Unicamp é dramática", afirma Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, universidade pública do Estado de São Paulo, que é considerada uma das melhores do país, numa entrevista publicada esta segunda-feira na Folha de S. Paulo onde revela que espera terminar o ano com um défice de mais de 200 milhões de reais (53 milhões de euros).

 

Este será talvez o exemplo mais recente de uma reação ao clima de asfixia financeira que o país vive há já, pelo menos, dois anos. O Governo está a cortar em todo o lado e as medidas de austeridade também afetam a educação e a investigação científica com reduções de verbas em 2017 que ultrapassam os 40%.

 

Leia na íntegra: Público

 

Fonte: Jornal da Ciência, 29/08/2017

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa