"Sem verbas, o futuro da ciência será trágico", diz presidente da SBPC

Qua, 30 de Agosto de 2017 11:28

Em entrevista ao portal Vermelho, Ildeu de Castro Moreira comenta que as instituições de pesquisa já tiveram uma sobrevida no ano passado e, se o orçamento de 2017 não for liberado, todo o sistema científico e tecnológico terá um "retrocesso monumental"

O governo Michel Temer vem praticando o desmonte da ciência, tecnologia e pesquisa desde que assumiu o poder. Com a finalização do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, os duros golpes vêm se tornando cada vez mais frequentes e incessantes, o que mostra a falta de visão e de compromisso do governo federal com o desenvolvimento do País.

O primeiro golpe foi a junção de dois ministérios extremamente divergentes em suas funções e papéis na sociedade. Temer unificou o Ministério da Ciência e Tecnologia com o Ministério das Comunicações, criando o achatado MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

E em março deste ano, o governo anunciou mais um sucateamento da ciência brasileira: a restrição orçamentária de R$ 6 bilhões para R$ 3,3 bilhões, o que significa um corte de 44% nos recursos para o antigo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Diante dessa drástica diminuição, institutos de pesquisa já anunciaram a real possibilidade de fecharem as portas.

No caso do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), instituição essencial para o desenvolvimento e disseminação de conhecimento cientifico e tecnológico, corre-se o risco interromper os pagamentos de bolsas e projetos a partir de setembro, se não houver o desbloqueio do orçamento. Apenas nesse órgão, a consequência seria a interrupção do pagamento de bolsas de estudo para 90 mil estudantes e 20 mil pesquisadores.

Leia na íntegra: O Vermelho

Fonte: Jornal da Ciência, 29/08/2017