logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

SBPC convoca a todos para a 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil neste sábado, 2 de setembro

Ter, 29 de Agosto de 2017 16:30

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a confirmar sua manifestação, em frente ao Museu do Amanhã. O evento tem como objetivo pressionar o governo a revogar os cortes nas verbas para Educação e CT&I na LOA 2018. A expectativa é que o movimento consiga adesão em todos os estados brasileiros

 

Com o objetivo de pressionar o governo a revogar os cortes no orçamento para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação na votação da Lei Orçamentária Anual de 2018, o movimento Conhecimento Sem Cortes realiza no dia 2 de setembro a 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil: "O que será o amanhã?". O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a confirmar sua manifestação, em frente ao Museu do Amanhã. A expectativa é que, a exemplo do que aconteceu em abril, o movimento consiga adesão em todos os estados brasileiros. A manifestação conta com o apoio da SBPC, que convoca toda a comunidade científica e amigos da ciência a tomarem parte desta ação.

 

"O que será o amanhã sem verbas para as Universidades federais, para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil? Como vai ser o futuro do País frente ao contingenciamento de recursos para áreas tão estratégicas?", questionam os organizadores da Marcha. A escolha do dia 2 de setembro para realizar a manifestação é porque este é um momento crucial na definição do orçamento para 2018. Uma segunda Marcha, argumentam, é necessária para pressionar os deputados federais, em vias de votar a Lei Orçamentária, que vai definir a distribuição de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para o próximo ano.

 

"O Congresso Nacional está em processo de organização e votação do orçamento do ano que vem. Se contarmos a PEC e todos os cortes, temos boas chances de que 2017 se repita em 2018, ou que seja ainda pior. Temos que pressionar para garantir que tenhamos o pagamento das bolsas de pós-graduação no ano que vem e um mínimo de financiamento para continuar as nossas pesquisas", argumenta Tatiana Rappoport, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atua na organização da Marcha.

 

A 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil é uma realização da Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), do Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), da Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq), entre outras entidades defensoras da CT&I.

 

Os organizadores da Marcha esperam que a situação dramática das universidades federais brasileiras, dos pesquisadores que estão correndo risco de perder suas bolsas, e de todo o sistema de CT&I sensibilize e mobilize a comunidade científica, alunos, professores, familiares, e amigos da ciência: "O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do País".

 

Participe!

 

Serviço:

 

Evento: 2ª edição da Marcha pela Ciência no Brasil

 

Local: Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro (RJ)

 

Data: 02/09/2017

 

Hora: 15h

 

Fonte: Jornal da Ciência, 28/08/2017

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa