Senadora defende criação de fundos patrimoniais de universidades públicas

Qui, 24 de Agosto de 2017 10:29

A senadora Ana Améia (PP-RS) comemorou em Plenário a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Projeto de Lei (PLS) 16/2015 que autoriza a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior. Aprovada na forma de um substitutivo, a matéria ainda precisa ser votada em turno suplementar na CAE.

De acordo com Ana Amélia, autora do projeto, os fundos patrimoniais são uma forma inteligente de gerar recursos para financiar ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em um período de carência orçamentária no governo. "Eu sei que há uma demanda das universidades, mas esse recurso não pode ser aplicado em custeio. Porque aí ele perde a finalidade. Ele é para investimento em pesquisa, ciência e inovação, que é exatamente o grande salto que nós podemos dar", afirmou.

A senadora ressaltou que a aplicação dos recursos em pesquisa científica contribuirá para o Brasil alcançar as nações mais desenvolvidas. "Como os grandes países, como Israel, como a Coreia do Sul, como os países que deram um salto de qualidade. O Vietnam tá fazendo muito isso, a China fez muito isso, os países estão investindo em ciência e tecnologia."

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Agência Senado