Acesso à informação científica não torna as pessoas mais sensatas

Qui, 24 de Agosto de 2017 10:06

Simplesmente bombardear as pessoas com informações científicas confiáveis não é suficiente para que elas tomem decisões sensatas sobre temas complicados, indica um novo estudo feito nos EUA. Os resultados reforçam a hipótese de que, quanto mais as pessoas aprendem sobre ciência, menos elas tendem a concordar entre si em relação a assuntos polêmicos, como a teoria da evolução, as mudanças climáticas e o Big Bang.

A pesquisa, que acaba de sair no periódico especializado "PNAS", da Academia Nacional de Ciências americana, foi realizada por Caitlin Drummond e Baruch Fischhoff, ambos da Universidade Carnegie Mellon. Eles fizeram uma análise estatística dos dados do GSS (sigla inglesa de "Pesquisa Social Geral"), iniciativa da Universidade de Chicago que examina periodicamente as opiniões do público americano a respeito de uma série de temas relevantes, ouvindo uma amostragem representativa da população (nos moldes do que faz o Datafolha e outros institutos de pesquisa brasileiros).

Leia na íntegra: Folha de São Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos

Fonte: Jornal da Ciência, 23/08/2017