logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil e Japão discutem parceria nas áreas de segurança pública e desastres naturais

Qui, 24 de Agosto de 2017 10:00

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, aproveitou a abertura do Set Expo, maior evento de conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina, para se reunir com o vice-ministro do Japão para Coordenação de Políticas do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações (MIC), Masahiko Tominaga. Do encontro, nesta terça-feira (22), ficou acertado que os dois países continuarão as parcerias na implantação da TV digital no Brasil e poderão firmar acordos para a redução de furtos e roubos de veículos por meio de monitoramento e para a prevenção de desastres naturais.

 

"A parceria com o Japão possibilitou que o fechamento do sinal analógico fosse feito sem qualquer trauma para a população. Hoje são quase 50 milhões de beneficiados com imagem e som muito melhores. O Brasil se tornou um grande exemplo de eficiência no setor", disse Kassab.

 

O vice-ministro japonês lembrou que El Salvador usou o modelo adotado pelos brasileiros e, desde o começo do ano, está fazendo a transição de sinais de TV.

 

Tominaga elogiou as parcerias já firmadas e propôs novos acordos para prevenção de desastres naturais e combate à criminalidade, em especial, a furtos e roubos de automóveis e caminhões. Segundo ele, o Brasil deveria adotar sistema de rastreamento dos veículos com alta tecnologia.

 

O ministro Kassab informou que esses temas estão em discussão no governo brasileiro. Para tanto, Secretaria de Radiodifusão formou um grupo de técnicos para debater o assunto e contribuir para as políticas de segurança.

 

"Estamos analisando a legislação para saber o que as normas nos permitem fazer. Além disso, precisamos discutir com a Anatel a reserva de frequência para a transmissão das ondas do sistema de monitoramento", explicou a secretária Vanda Bonna Nogueira, que tabém proferiu palestra na SET Expo sobre as novas regras para a radiodifusão no país, em especial, a regulamentação da desburocratização, que reduzirá de 28 para 4 o número de documentos exigidos para transferência ou inclusão de empresas no setor.

 

Além dos ministros Kassab e Tominaga, representantes do setor participaram da abertura da exposição, em São Paulo, que, neste ano, vai discutir e apresentar inovações técnicas, regulações e novos produtos do mercado audiovisual, incluindo toda a cadeia de produção – da criação à distribuição.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa