Workshop reúne experts brasileiros e dinamarqueses em biogás

Qua, 23 de Agosto de 2017 14:47

Acontece nesta quinta-feira (24/8), no auditório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP), o workshop “Diálogos entre o Brasil e a Dinamarca acerca dos benefícios da produção de biogás/biometano e suas aplicações”. O evento é coordenado pela professora Suani Teixeira Coelho, docente do IEE e pesquisadora do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), onde lidera o projeto “As perspectivas de contribuição do Biometano para aumentar a oferta de Gás Natural”.

O workshop será gratuito e aberto ao público, mediante inscrição, com vagas limitadas. O idioma é o inglês (não haverá tradução). As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/4HeSPq. O professor Julio Romano Meneghini, diretor científico do RCGI, dará as boas-vindas ao público e fará a abertura do às 9h30, seguido do professor Colombo Tassinari, diretor do IEE/USP, de Stina Nordsborg, do Innovation Centre Denmark, e do professor Raul Machado, diretor de relações internacionais da USP. O subsecretário de Energias Renováveis de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Júnior, encerra a primeira meia hora de abertura.

Das 10h às 10h40 será discutido o tema “Status e Políticas de Biogás”. Na mesa, os professores Suani Coelho, Jens Bo Holm-Nielsen, da Universidade de Aalborg, e Alessandro Gardemann, da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás).

Após um breve coffee break, a professora Virginia Parente (IEE/USP) comanda a sessão que continua o debate sobre “Políticas de Biogás”. Desta vez com o professor Rikke Lybeak, da Universidade de Roskilde, Pietro Sampaio Mendes, da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e Luciano Oliveira, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O público terá entre 12h e 12h30 para discutir com os experts pontos levantados nas duas primeiras sessões. Após o almoço, Marilia Fanucchi, da Secretaria de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, media a sessão sobre “Produção de Biogás”. Nela, os convidados farão exposições curtas. O professor Jens Bo Holm-Nielsen, da Universidade de Aalborg, apresenta uma visão geral sobre a disponibilidade de biomassa para produção de biogás na Dinamarca e na Europa (“Sustainable Biomass for Biogas – a Danish and European perspective”). O tema continua com a exposição do professor Soren Ugilt Larsen (“Danish examples of agricultural biomass resources for biogas production”).

A vinhaça, tema fartamente investigado pela professora Suani Teixeira Coelho, é o assunto da apresentação do professor Jin Mi Trioli, da University of Southern Denmark (“Optimization of mono-digestion of vinasse in the biorefinery chain.”). Depois dele falam ainda os professores Claudio Oller, um dos diretores do programa de Físico-Química do RCGI, e Gilberto Martins, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

“Biogas Upgrade” é o assunto da penúltima sessão de discussões do evento, que tem como chair o professor Bruno Carmo, vice-diretor científico do RCGI. A mesa é composta pelos professores Alastair James Ward, da Universidade de Aarhus, e Samuel Melegari, da UNIOESTE, além de Pedro Paixão, gerente de aplicações da Cabot Brasil.

Por fim, na última sessão, serão apresentados estudos de caso por Michael Støckler, do Agro Business Park, Aurélio de Souza, da Usinazul, e Felipe Souza Marques, da CiBiogas. O encerramento acontece às 18h.

Workshop Dialogue between Brazil and Denmark on pros of biogas/biomethane production and applications

Quando: 24 de agosto de 2017, das 9h30 às 18h

Local: Auditório do Instituto de Energia e Ambiente (Av. Professor Luciano Gualberto, 1.289 - Cidade Universitária - São Paulo, SP).

Inscrições: https://goo.gl/4HeSPq