Ministro e governador do DF lançam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Qua, 23 de Agosto de 2017 10:07

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lançam nesta quarta-feira (23), às 15h, a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), que ocorre de 23 a 29 de outubro, em todo o Brasil, com o tema "A matemática está em tudo". Após um ano, a abertura oficial e o evento principal da SNCT voltam a Brasília, em parceria com o governo local.

Kassab apresenta a logomarca da SNCT 2017 e anuncia o nome do matemático brasileiro a ser homenageado nesta edição. A iniciativa de reconhecer e divulgar a biografia de um pesquisador começou em 2016, com a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000). O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, deve abordar a carreira do cientista escolhido para este ano.

Rollemberg trata das atividades da SNCT no Distrito Federal, a exemplo do evento principal, a ser realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) viabiliza a participação de instituições, e a Secretaria de Estado de Educação organiza um circuito de feiras de ciências com estudantes da rede pública de ensino.

A escolha do tema está ligada aos esforços do Biênio da Matemática no Brasil. O país recebeu pela primeira vez na história a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), de 12 a 23 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e se prepara para sediar o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), de 1º a 9 de agosto de 2018, também na capital fluminense.

Realizada nacionalmente desde 2004, sempre no mês de outubro, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A proposta é que os eventos apresentem linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a aprofundar seu interesse.

Evento: Lançamento da 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 23 de agosto de 2017