Inscrições para os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente seguem abertas até 31 de agosto

Qua, 23 de Agosto de 2017 10:05

O prêmio é uma iniciativa que busca promover a reflexão e propor ações nas perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Instituído em 2004, recebe o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do seu Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); do Ministério da Integração Nacional (Ml); da Ação Pró-Amazônia e das federações de indústrias da Região Amazônica; da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará (SECTI/PA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Tem como objetivos específicos:

- Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica.
- Contribuir para a execução das políticas públicas na Amazônia, por meio do estímulo o desenvolvimento de projetos de abordagem integrada em regiões que apresentem altas taxas de desmatamento, bem como no entorno de grandes obras estruturantes na Amazônia.
- Intensificar e ampliar as ações que concorrem para minimizar e erradicar a extrema pobreza na Amazônia em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria e, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades.
- Estimular e reconhecer o desenvolvimento de projetos educacionais, com o propósito de promover iniciativas voltadas para o atendimento de áreas e populações pouco assistidas ou desassistidas em suas necessidades de educação de vida (formação) e/ou profissional (capacitação).
- Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento para potenciais financiadores, públicos e/ou privados.
- Contribuir com indivíduos e instituições cujos projetos e ações contribuam para o empoderamento das populações amazônicas.
- Agraciar pessoas e empresas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
- Contribuir com soluções inovadoras para os assuntos relativos à água e a cooperação envolvida, bem como para as boas práticas que geram impactos no manejo sustentável da água e para a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto em aspectos como: acesso à saneamento, saúde, qualidade de vida.

São várias as categorias de premiação. Na modalidade Prêmio Professor Samuel Benchimol, a Categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica busca contemplar projetos inovadores que resultam de estudos que consideram simultaneamente ou individualmente a conservação ambiental, a responsabilidade social ou a viabilidade econômica. A Categoria Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica tem como objetivo agraciar personalidades do meio empresarial e acadêmico, que se destacaram em prol do desenvolvimento sustentável na Região Amazônica.

Na modalidade Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, a Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local tem como objetivo premiar iniciativas na região, que revelem por meio de sua prática o potencial de transformação da Região Amazônica em prol do seu desenvolvimento sustentável e almeja contemplar as que trazem em seu escopo conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde e/ou Agroecologia e Produção Orgânica.

A Categoria Empresa na Amazônia tem como objetivo premiar empresas na Região Amazônica que sejam importantes no fortalecimento de cadeias produtivas dos setores que conduzam ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, bem como ao aproveitamento comercial sustentável da biodiversidade da Região. A Categoria Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) homenageia dois icroempreendedores, valorizando o caráter empreendedor do pequeno negócio de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.

As premiações estão assim organizadas: para a Categoria Projetos de Desenvolvimento
Sustentável na Região Amazônica serão selecionados três projetos a serem agraciados sendo que o primeiro colocado receberá o valor de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais); o segundo colocado, R$ 15.000,00 (quinze mil reais); e o terceiro colocado, R$ 10.000,00 (dez mil reais).

No caso de serem selecionados apenas dois projetos, caberá ao primeiro colocado R$ 45 mil, e ao segundo colocado R$ 15 mil. Havendo somente um vencedor, este receberá o valor total de R$ 60 mil. Para a Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL) serão selecionadas três empresas aserem agraciadas sendo que a primeira colocada receberá o valor de R$ 35.000,00 (trinta e cincomil reais); a segunda colocada, R$ 15.000,00 (quinze mil reais); e a terceira colocada, R$ 10.000,00(dez mil reais).

No caso de serem selecionadas apenas duas empresas, caberá a primeira colocadaR$ 45 mil, e a segunda colocada R$ 15 mil. Havendo somente uma empresa vencedora, esta receberá o valor total de R$ 60 mil.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto de 2017, o julgamento acontecerá no dia19 de outubro de 2017 e a outorga será no dia 24 de novembro de 2017.

Confira o regulamento com informações completas sobre as categorias e premiações no endereço eletrônico http://www.amazonia.ibict.br/.

Fonte: Portal CNPq