logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Fórum de Belém termina com atividades ligadas à inovação e aos desdobramentos do Marco Legal

Ter, 22 de Agosto de 2017 14:59

O Fórum de Belém foi organizado, entre os dias 16 a 18 de agosto, pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e reuniu autoridades políticas e científicas de todo o Brasil para discussões de melhoria no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizou nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, o último dia de atividades da programação do Fórum de Belém (PA). As atividades tiveram início no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), da Universidade Federal do Pará (UFPA), seguido por visitas aos laboratórios do parque.

 

As atividades se concentraram nas discussões de propostas de ação, sobretudo quanto aos desdobramentos do Marco Legal nos Estados. As procuradoras Maria Cristina Leftel (Fapesp) e Regina de Almeida Mattos (Fapemig) apresentaram um panorama da situação em seus estados e os principais pontos de observação pertinentes às Fundações e demais entidades de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

 

Na sequência, o professor Spartaco Astofoli Filho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apresentou uma atualização sobre a Rede Bionorte com uma proposta de dinamizar a bioeconomia na Amazônia. A proposta apresentada às Fundações pretende realizar a bioprospecção em rede para a realização de projetos em conjuntos dentro da bioeconomia.

 

Finalizando as apresentações da manhã, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Américo Pacheco, apresentou uma proposta de cooperação entre as FAPs. A sugestão busca permitir que se façam arranjos conjuntos entre as Fundações para a melhoria do fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

 

Os presidentes, diretores e representantes das Fundações puderam, então, conhecer dois laboratórios que integram o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá): o Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados e o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia. O Parque possui um ambiente todo construído e voltado para a inovação, distribuídos em uma área de 75 hectares. A visita foi apresentada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello e pelo diretor do Parque, Antônio Abelém.

 

Na parte da tarde, as atividades foram encerradas com a palavra dos estados, em que cada representante pode apresentar a situação de suas Fundações e sugestões de novos encaminhamentos e deliberações entre si.

 

O Fórum de Belém foi organizado, entre os dias 16 a 18 de agosto, pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e reuniu autoridades políticas e científicas de todo o Brasil para discussões de melhoria no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) a partir do trabalho das agências de fomentos estaduais. O próximo Fórum do Confap será realizado em Goiânia (GO), entre os dias 08 e 10 de novembro.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/08/2017, com informações do Confap

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa