CNPq lança editais para atividades científicas

Sex, 18 de Agosto de 2017 09:25

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança editais que apoiam eventos científicos. As chamadas combinam R$ 7,75 milhões a serem disponibilizados em apoio a feiras, mostras e olimpíadas científicas.

Abertas da próxima sexta-feira (18) até o dia 3 de outubro, as chamadas garantem a continuidade de políticas de popularização da ciência existentes desde 2005. Os recursos são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os dois editais integram um pacote de R$ 25,75 milhões, distribuídos em seis chamadas públicas do CNPq, em apoio a pesquisas integradas e sustentáveis na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica, no Pampa, no Pantanal e em baías fluviais e marinhas do litoral brasileiro; e à implantação, à manutenção e ao monitoramento de redes de inventário da biota na Amazônia Legal.

Olimpíadas Científicas - Apoiar a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio. Poderá ser apoiada também a realização de Olimpíadas Científicas Internacionais no Brasil, em sua fase final, de acordo com as condições estabelecidas no edital da chamada.

Serão selecionadas propostas para a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional e internacional, tanto para estudantes do Ensino Fundamental como para alunos do Ensino Médio. As propostas devem ser enviadas de 18 de agosto até 03 de outubro. O valor global da chamada é de R$ 3,5 milhões.

Feiras de Ciências e Mostras Científicas - O objetivo deste edital é apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional, como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais. As propostas devem ser enviadas de 18 de agosto até 03 de outubro. O valor global da chamada é de R$ 3,2 milhões.

Fonte: Portal CNPq, com informações do MCTIC