Chamada seleciona práticas inovadoras para fornecimento e saneamento de água

Qui, 17 de Agosto de 2017 10:55

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou uma chamada para identificar práticas e experiências inovadoras no fornecimento de água potável, melhoramento de redes sanitárias, e no tratamento sustentável dos resíduos sólidos na América Latina, Caribe e América do Norte. O objetivo é premiar ideias para enfrentar um problema que afeta milhões de pessoas no hemisfério. As inscrições estão abertas até 28 de agosto.

As propostas deverão conter pelo menos um dos nove eixos temáticos centrais: Clima - segurança hídrica e mudança climática; Gente - água, saneamento e saúde; Desenvolvimento - água para um desenvolvimento sustentável; Urbano - gestão integrada de águas urbanas e resíduos; Ecossistemas - a qualidade da água, os meios de subsistência dos ecossistemas e a biodiversidade; Financiamento para a segurança hídrica; Compartilhar sustentabilidade por meio da participação das partes interessadas; Capacidade - educação, criação de capacidade e intercâmbio tecnológico; e Governança da água para a agenda de desenvolvimento de 2030.

Serão selecionados os 20 projetos mais inovadores de organizações e/ou pessoas físicas, os quais receberão um prêmio de US$ 1 mil, e terão um mês adicional para completar a informação sobre sua proposta, mediante o envio de um documento mais detalhado. Os autores das propostas que mais contribuam ao setor serão convidados a apresentá-las durante as sessões regionais do Fórum Mundial de Água, que acontecerá entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília (DF).

Para participar é necessário enviar um documento breve explicando a prática ou experiência que se quer apresentar, contando claramente a ideia e seus resultados e aportando uma documentação de respaldo. Os organizadores buscam identificar casos de estudo e boas práticas sobre temáticas relevantes para um ou mais países da América Latina, com potencial para serem escaláveis a outros países ou sub-regiões das Américas.

A chamada do BID é lançada juntamente com o Banco do Desenvolvimento do Caribe, o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, Global Water Partnership, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, e a Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México A.C.

Para mais informações e envio de formulários de participação acesse este link.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do BID