Serrapilheira: submissão de propostas até o dia 15 de setembro

Qui, 17 de Agosto de 2017 10:32

O Instituto Serrapilheira está com sua primeira chamada aberta para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. "Estamos em busca de projetos arrojados, que tragam boas perguntas para seus campos de estudo"

Lançado em março de 2017, o Instituto Serrapilheira promove sua primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. O conteúdo da chamada estará disponível para consulta no site institucional e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro.

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com seed grants de até 100 mil reais. Depois de um ano, de 10 a 12 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até 1 milhão reais para 3 anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade*.

O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa; os critérios de elegibilidade serão idade científica do postulante (poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007) e vínculo com instituições brasileiras.

"Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos", diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: "O instituto não terá preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido".

Um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior avaliará os projetos encaminhados e divulgará os resultados até o final de 2017.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/08/2017, com informações Instituto Serrapilheira