logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Prêmio Fundação Bunge anuncia homenageados de 2017

Qui, 17 de Agosto de 2017 09:53

Profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais são reconhecidos nas categorias Juventude e Vida e Obra

 

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de sua 62ª edição. Na área de Ciências Agrárias, que teve como tema nesta edição "Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro", o homenageado na categoria Vida e Obra foi Alysson Paulinelli. Mineiro, de 81 anos, e formado em Agronomia, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (UFLA) e ministro da Agricultura entre 1974 e 1979. Entre seus trabalhos, destaca-se a implantação da plataforma de Ciência, Tecnologia e Inovação que viabilizou o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

 

Na categoria Juventude, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reúso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia. Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Marcelo é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) de Rio Claro, em Rio Claro, SP, e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP).

 

Na área de Ciências Humanas e Sociais, que na edição de 2017 do Prêmio tem como tema As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito, Cláudia Lima Marques foi a contemplada na categoria Vida e Obra. Gaúcha, de 53 anos, é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem larga experiência em Direito do Consumidor, Mercosul, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado.

 

Já na categoria Juventude, Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado pelos trabalhos voltados à interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico. Ivar é nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tem apenas 32 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

 

Os contemplados são escolhidos durante a reunião do Grande Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Para a categoria "Vida e Obra" são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na "Juventude", jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

 

A indicação dos nomes é feita diretamente pelas instituições acadêmicas, científicas e culturais e em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e de outros países.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 15/08/2017, com informações Agência Fapesp

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa