Finep disponibiliza R$ 500 milhões para projetos entre empresas e ICTs

Qui, 17 de Agosto de 2017 09:30

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) disponibiliza a partir desta segunda-feira (14) uma nova linha de crédito para empresas, por meio do programa Finep Conecta. A iniciativa tem como objetivo estimular o setor privado e a academia ao desenvolvimento conjunto de inovação, oferecendo melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa em parceria com institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e universidades. No total, serão liberados R$ 500 milhões para o programa em 2017.

A nova linha de crédito da Finep prevê mecanismos como taxas de juros menores e prazos e carências mais longos. Além disso, dependendo do grau de inovação da proposta, a Finep financiará até 100% do projeto – que deve ter valor mínimo de R$ 5 milhões.

De acordo com o presidente da Finep, Marcos Cintra, a falta de articulação entre empresas e instituições de pesquisa é um dos principais obstáculos à pesquisa tecnológica no país. Por isso, o Finep Conecta pretende levar o conhecimento gerado nos ICTs e universidades para as empresas e, ao mesmo tempo, irrigar a pesquisa acadêmica com parte dos recursos usados para empréstimos. "Vamos aproximar o setor produtivo da comunidade científica e financiar parte da necessidade de custeio da academia", afirmou o presidente da Finep.

A academia possui grande valor potencial às empresas, como recursos humanos de qualidade, infraestrutura de pesquisa avançada e possibilidade de transferência de tecnologia. Hoje, a maior parte dos pesquisadores brasileiros está no governo e no ensino superior – 74%, contra 26% oriundos do setor empresarial.

Países como Suécia, Japão, Finlândia, Suíça e Irlanda possuem iniciativas semelhantes no setor de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com programas que priorizam o aumento dos recursos para projetos conjuntos. Na França, por exemplo, se um ICT apresentar projeto em parceria com uma empresa ganha pontos extras e mais facilidade para obtenção de recursos. A Espanha é outro país que oferece facilidades para empresas e ICTs que trabalham juntos.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Finep