logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Governo lança livro sobre a percepção dos brasileiros da C&T

Qui, 17 de Agosto de 2017 09:22

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou nesta semana o livro "A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil – 2015". A obra reúne os resultados de uma ampla enquete que buscou conhecer a percepção dos cidadãos do país sobre o tema.

 

Encomendada pelo MCTIC, a pesquisa ouviu cerca de dois mil jovens e adultos em todas as regiões do país. Alguns aspectos investigados foram o interesse em ciência e tecnologia (C&T), grau de acesso à informação, avaliação da cobertura da mídia sobre o tema, opinião sobre cientistas e o papel da C&T na sociedade.

 

"Esse é um tipo de pesquisa que possibilita quebrar tabus, como por exemplo, o de que o brasileiro não se interessa por ciência", afirmou Luisa Massarani, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenadora da RedPOP. Outro resultado destacado por ela mostra que o esforço de divulgação tem tido resultado. "Por exemplo, detectamos que o volume de visitação nos museus triplicou, desde a última enquete", conta.

 

A equipe de produção e análise dos dados contou ainda com a participação do vice-presidente e presidente eleito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira. "Eu acho que os cientistas e divulgadores da ciência devem ler o livro para saberem o que o conjunto da população brasileira pensa sobre ciência e sobre os cientistas, para saber quais os espaços de ciência que elas visitam ou não visitam e porque. É um aprendizado importante para todos nós", disse.

 

De acordo com a publicação, os brasileiros concordam, em sua maioria, que a ciência e a tecnologia estão tornando a vida das pessoas mais confortável. Acreditam ainda que a pesquisa é essencial para a indústria, que os governantes devem seguir, pelo menos em parte, as orientações dos cientistas e que a C&T pode contribuir para a redução das desigualdades sociais no país.

 

"Os resultados mostram que os brasileiros respeitam, valorizam e têm interesse em ciência, mas ao mesmo tempo, confirmam que ainda existe um hiato entre a produção científica e a população", afirmou Mariano Laplane, presidente do CGEE. Para ele, é necessário encontrar uma linguagem para comunicar melhor o que é ciência. Um dos caminhos para encurtar essa distância, segundo Ildeu Moreira, é melhorar a comunicação de ciência nas escolas.

 

Além da versão impressa, o livro pode ser baixado diretamente do site do CGEE.

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do Jornal da Ciência

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa