logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Tese de Doutorado do INPI aborda uso dos dados de marcas

Seg, 19 de Junho de 2017 11:23

A segunda Tese de Doutorado da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI foi defendida nesta terça-feira, dia 13 de junho. O trabalho de Elaine Vianna Saraiva, orientado pelas professoras Adelaide Antunes e Patrícia Peralta, aborda o uso dos dados de marcas.

 

A questão central da Tese é mostrar como os documentos de marcas do INPI apresentam informações relevantes sobre o uso do sistema de Propriedade Industrial no Brasil. Para isso, a autora desenvolve estratégias de pesquisa em bases de dados (TMView, BuscaWeb, no site do INPI, e o IPAS, sistema interno de uso no Instituto), o que lhe permite verificar estratégias empresariais, tendências de proteção marcária e a qualidade das marcas pedidas, ou seja, se elas atendem ao critério da distintividade. 

 

Participaram da banca que avaliou a Tese, cujo título é "Estratégias de uso dos dados contidos nos documentos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil", os professores Vânia Maria Hermes de Araújo, Jorge Lima de Magalhães, Lúcia Regina Rangel de Moraes Valente Fernandes e Cristina D'Urso de Souza Santos.

 

O programa de Doutorado do INPI teve início em 2013 e já está em sua quinta turma. A primeira Tese defendida foi "Indicação Geográfica na imprensa: cenário e desafios", do aluno Marcelo Rutowitsch Chimento. 

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa