Agência de Inovação da UFSCar licencia dispositivo para detecção de doença da citricultura brasileira

Escrito por Tatiane Liberato
Qua, 14 de Junho de 2017 11:41

A Agência de Inovação da UFSCar, órgão responsável pelo tratamento das questões de Propriedade Intelectual no âmbito da Universidade, realizou o primeiro licenciamento de patente de invenção do ano em março de 2017. O contrato, que visou a comercialização da tecnologia “Dispositivo para detecção de Greening na citricultura”, foi estabelecido com a Fhocus Optical Solutions – empresa de São Carlos que utiliza tecnologia de ponta para o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado no mercado de lentes ópticas, atendendo às mais diversas necessidades de correção visual.

A tecnologia licenciada busca auxiliar o trabalho de identificação de pés de laranja contaminados com Greening (Huanglongbing/HLB) – doença da citricultura que ataca a planta e impede que a seiva chegue às extremidades, tendo como principal sintoma o mosqueamento das folhas. Intitulado “Dispositivo de ajuda perceptiva na atividade de inspeção visual de HLB Greening da citricultura”, o invento desenvolvido em conjunto pela UFSCar e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), consiste em um filtro incorporado às lentes de óculos que cria um efeito visual intensificando o contraste entre as cores características da doença nas folhas.

O objetivo dos pesquisadores Nilton Luiz Menegon e Luiz Otávio dos Santos Arantes, respectivamente docente e ex-aluno do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, e de Débora Marcondes Milori, da Embrapa, foi aumentar a produtividade e diminuir o índice de falhas no processo de inspeção das folhas doentes. A tecnologia considera que as técnicas óticas atualmente utilizadas em campo visam o diagnóstico da doença – fase posterior à detecção e ainda inviável de utilização – e só pode ser feita quando o operador está com a folha na mão, ou seja, quando já foi determinado que o pé tem possibilidade de estar contaminado.

A Fhocus Optical Solutions trabalha com inovação para atender as demandas relacionadas à visão, e neste caso, apostou na credibilidade das instituições buscando atuar como mola propulsora na comercialização desta tecnologia. Por isso, a partir da prospecção da equipe de Transferência de Tecnologia da Agência, a empresa se interessou pelo desenvolvimento das amostras para a fabricação das lentes.

Segundo o Diretor de Marketing da empresa, Clédio Romero Rodriguez, os óculos serão 100% produzidos pela Fhocus com os parâmetros do estudo desenvolvido pela UFSCar e Embrapa, tornando a tecnologia exclusiva no mercado nacional. Rodriguez acredita que esse tipo de parceria colabora para o crescimento da economia, além da expectativa de benefício aos usuários da citricultura. “Esta inovação traz a oportunidade de expandir a nossa empresa como multiplicadora de negócios, pois buscamos soluções ópticas, seja no mercado esportivo, na área médica, segurança do trabalho, e, agora, na citricultura”, afirmou Rodriguez.

Atualmente, a Fhocus está empenhada em atender as necessidades do agronegócio oferecendo o produto com um preço acessível e com possibilidade de produção com o grau do usuário de acordo com a prescrição do oftalmologista. “Queremos servir de exemplo para outras empresas também apoiarem projetos que estão nas incubadoras das instituições, contribuindo para um futuro melhor em todos os aspectos”.

Para o diretor da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, a comercialização das tecnologias desenvolvidas na universidade é uma das principais formas de se levar o conhecimento gerado na academia para a sociedade, promovendo desenvolvimento econômico e qualidade de vida. “A nossa meta é colocar a tecnologia à serviço das pessoas, ou seja, possibilitar que os resultados de nossas pesquisas se transformem em produtos e serviços que tragam benefícios para a sociedade. Além disso, a interação com com o setor empresarial ajuda a disseminar a cultura empreendedora na universidade, por isso é sempre motivo de alegria firmar parcerias como essa”, comemorou.

DSC 0109 reduzida

Clédio e Danielle da empresa Fhocus e Victor Prado da Agência de Inovação da UFSCar