Inpe lançará novo atlas sobre o potencial da energia solar no país

Ter, 13 de Junho de 2017 09:51

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) se prepara para lançar a segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar. O objetivo do material é auxiliar na exploração do enorme potencial da fonte solar do Brasil.

A expansão da energia solar no país e a entrada de novas tecnologias motivaram a atualização do Atlas, um trabalho pioneiro lançado em 2006, que ajudou a alavancar a geração de energia elétrica a partir desta fonte renovável.

O primeiro atlas ainda é a referência nacional na área da energia solar. O cadastramento e a habilitação dos novos empreendimentos de geração de energia elétrica a partir da fonte solar fotovoltaica, realizados pelo Ministério das Minas e Energia (MME), empregaram os dados do atlas pioneiro como referência nos últimos leilões de energia de reserva.

A nova edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar traz vários avanços nas parametrizações do modelo de transferência radiativa Brasil-SR e, também, análises sobre a variabilidade espacial e temporal do recurso solar. Para isso, foram utilizados dados de satélites obtidos durante 17 anos.

Outra novidade do Atlas é a apresentação de cenários de emprego de várias tecnologias solares. Com lançamento previsto para ainda este mês, o trabalho estará disponível na internet, no site do Inpe.

Para realizar o Atlas, o instituto contou com a participação de pesquisadores de várias instituições no Brasil, como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do Inpe