FAPESP concederá bolsas para estágio em universidades italianas

Ter, 13 de Junho de 2017 09:39

A FAPESP anunciou o apoio à realização de estágios de pesquisa de curto e médio prazo em universidades italianas. A nova oportunidade está aberta a propostas de bolsas que sigam as normas da modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).

As condições estão em uma chamada de propostas que visa estreitar a cooperação entre pesquisadores do Brasil e da Itália por meio do intercâmbio de estudantes.

A chamada tem como base o acordo de cooperação assinado em 1º de fevereiro de 2017 entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e integra o Programa de Mobilidade Confap/Itália (MCI).

A FAPESP apoiará exclusivamente estudantes ou pesquisadores formalmente associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no Estado de São Paulo e que sejam bolsistas da FAPESP.

As modalidades de bolsas disponíveis na chamada são: BEPE – Mestrado, BEPE – Doutorado Direto, BEPE – Doutorado e BEPE – Pós-Doutorado. O estágio de pesquisa na Itália deverá ser necessariamente parte do projeto de pesquisa do bolsista FAPESP e o apoio não poderá ser solicitado independentemente. O candidato deve ter um colaborador associado a uma universidade italiana como supervisor (pesquisador anfitrião).

A concessão da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior implica a interrupção da Bolsa FAPESP do candidato no Estado de São Paulo, que será retomada depois que o estudante ou pesquisador retornar da Itália.

O prazo final para a submissão de propostas é 8 de agosto de 2017.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11053.

Fonte: Portal Agência FAPESP