logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

PNUD e universidades brasileiras lançam rede para promover objetivos globais

Seg, 12 de Junho de 2017 10:08

No lançamento, nesta quarta-feira (7), seis instituições aderiram à rede: Centro Universitário Tabosa de Almeida (PE), Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (GO), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Metodista de São Paulo

 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e instituições de ensino superior de diferentes estados assinaram na quarta-feira (7) um memorando de entendimento para a criação da Rede ODS Universidades, uma iniciativa com o objetivo de fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030.

 

O projeto, lançado na Casa da ONU em Brasília, tem como objetivo promover os objetivos globais na academia e colaborar com políticas que promovam a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta.

 

Os signatários da rede serão incentivados a produzir e trocar conhecimentos sobre a implementação da Agenda 2030, além de realizar ações para disseminação e promoção do desenvolvimento sustentável. Outra atribuição é incentivar a territorialização dos ODS, processo que fortalece ações no âmbito local.

 

Até o fim de 2017, as instituições deverão estabelecer um banco de dados de boas práticas, estudos, pesquisas e inovação baseados nos objetivos globais. Também está prevista a formação de uma rede de especialistas para fortalecer o desenvolvimento sustentável no País.

 

“A Rede ODS Universidades estabelece compromissos sociais, ambientais e econômicos a serem cumpridos por academia, governos, setor privado e sociedade civil até 2030″, disse a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Melo Diniz. “Aderimos a este projeto com esperança e certeza de que podemos colaborar efetivamente com o sucesso dos ODS. Já capacitamos atores políticos e sociais para estimular a participação na definição de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030. Com a Rede ODS Universidades ampliaremos nossa atuação de forma conjunta”.

 

“Várias instituições já manifestaram interesse em participar dessa rede ampliada de parceiros para o que, no meu entender, é o objetivo principal: conduzir a vida futura fundada sob o princípio da sustentabilidade”, disse o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Raimer.

 

O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa, disse que “as universidades brasileiras geram muito conhecimento, criam capacidades, treinam e capacitam pessoas, portanto, a aproximação da academia com a Agenda 2030 é fundamental para fortalecer o processo de implementação dos ODS no Brasil”.

 

No lançamento da iniciativa, seis instituições aderiram à rede: Centro Universitário Tabosa de Almeida (PE), Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (GO), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Metodista de São Paulo.

 

Na avaliação do diretor de país do PNUD, Didier Trebucq, a rede será uma facilitadora de soluções para o alcance da Agenda 2030.

 

“A Rede ODS Universidade criará espaços para aplicação de conceitos, teorias e soluções elaboradas no meio acadêmico no âmbito de projetos de extensão e ampliando o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Acredito que temos, com a rede, um grande potencial de consolidação de um exemplo que poderá nos inspirar no futuro.”

 

Durante a cerimônia, também foi lançada a plataforma www.redeuniversidades.ueg.br, que reúne informações sobre o trabalho da Rede, participação das instituições de ensino superior e notícias sobre atividades acadêmicas para o alcance dos ODS.

 

Para mais informações sobre a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 09/06/2017, com informações ONU

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa