Workshop busca caminhos para ampliar interação academia-indústria

Sex, 09 de Junho de 2017 10:37

Encontrar caminhos para eliminar essa distorção é o objetivo do workshop Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores, que se realiza no dia 19 de junho, na USP, em São Paulo

A USP conta com uma grande comunidade dedicada à pesquisa básica e aplicada, realizada com o apoio das agências estatais de fomento e com grande potencial para desenvolvimento e inovação (DI), além de possibilidades expressivas para inserção no setor industrial.

Nem sempre, no entanto, há o suficiente cuidado em disponibilizar os conhecimentos construídos no âmbito acadêmico – graças a expressivos recursos provenientes de impostos – à sociedade em geral e em especial à indústria.

Encontrar caminhos para eliminar essa distorção é o objetivo do workshop Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores, que se realiza no dia 19 de junho, das 8h30 às 17h30, na antiga sala do Conselho Universitário, com transmissão ao vivo pela internet.

O encontro faz parte da série Strategic Workshops, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e do IEA, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Desta vez a organização inclui também o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP. O encontro é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição previa via formulário online.

Diálogo

O intuito dos organizadores do workshop é acelerar a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Para isso, convidaram para dialogar representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação – nas áreas tecnológica, social, educacional e de gestão -, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.

A expectativa é que o encontro colabore na identificação de rumos mais eficientes para as atividades em parceria entre os dois setores, além de estimular debates que contribuam para superar as dúvidas existentes sobre a aproximação entre academia e indústria.

Segundo os responsáveis pelo workshop, essa aproximação é benéfica para a academia e a indústria e poderá abrir novas oportunidades de financiamento à pesquisa básica independente na Universidade, fora do âmbito das agências estatais de fomento. “Também permitirá o aprimoramento na formação dos alunos e maior absorção dos egressos pela indústria, principalmente nas áreas de pesquisas básica, ainda pouco conhecidas pelas empresas.”

Riscos

Para a comissão organizadora, devido ao relativo distanciamento entre academia e indústria, a nação e os brasileiros que investem na geração do conhecimento “correm o risco de não usufruir de produtos essenciais, que poderiam melhorar as condições socioeconômicas do Brasil e promover o País à sua tão esperada projeção internacional”.

Não somente o Brasil perde com essa situação: “A USP é que mais perde nesse processo”. Por isso, os responsáveis pelo workshop consideram de forte interesse que a comunidade uspiana “entenda melhor seu potencial para DI, utilizando-o efetivamente em benefício da nação”.

Entre os meios para isso, sugerem que os pesquisadores da USP “explorem melhor sua Agência de Inovação (Auspin) e as agências de fomento, contribuindo também para superar uma lacuna que o Brasil sofre desde seus primórdios: a condução de uma economia fracamente baseada no conhecimento gerado em suas próprias universidades”.

Estímulos

Eles ressaltam, porém, que as agências de fomento estaduais e federais estimulam e investem seriamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Em São Paulo, com destaque à Fapesp, também o governo estadual procura estimular a academia à cooperação, através de mecanismos como o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, em fase final de elaboração.”

Várias indústrias nacionais e multinacionais também têm procurado estimular a comunidade acadêmica com a proposição de projetos de alto nível científico e oferta de recursos, segundo a comissão organizadora. “Dentro dessa rica atmosfera, a comunidade acadêmica deve buscar meios para melhor explorar essa disposição favorável das agências de fomento e do setor industrial, sempre preservando suas atividades de pesquisa básica, essenciais para o sucesso desse processo.”

Ao falar em “indústria”, a organização do encontro refere-se ao conjunto de atividades produtivas e de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas fora do âmbito acadêmico tanto pela iniciativa pública quanto pela privada, abrangendo todos os setores econômicos, entre os quais: industriais, do agronegócio, extrativista, de serviços, sociais, educacionais, culturais e artísticos, de gestão e governamentais (municipais, estaduais e federais).

A coordenação do workshop é de Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA e coordenador científico do PGT-USP; Tito José Bonagamba, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); e Antonio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica (Poli). Os três e Hamilton Varela, assessor técnico da PRP-USP, são os organizadores.

Serviço:

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores

19 de junho – 8h30

Antiga Sala do Conselho Universitário, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia via formulário online

Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)

Mais informações: Sandra Sedini ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), telefone: (11) 3091-1678

Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/ciencia-e-industria-construindo-novos-caminhos

Fonte: Jornal da Ciência, 08/06/2017, co informações IEA – USP