Pimentel defende estratégias mais arrojadas de proteção da PI no exterior

Qua, 07 de Junho de 2017 11:48

Durante o 1º Seminário de Propriedade Intelectual da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 6 de junho, em São Paulo, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou de debate sobre o uso da propriedade intelectual (PI) no exterior, falando sobre a aproximação com a indústria, o que confere ao Instituto uma visão ampla de quais são os desafios do setor.

No debate, Pimentel destacou a necessidade de as empresas adotarem estratégias mais arrojadas de proteção da PI no exterior. Mesmo o Instituto tendo criado programas para exame prioritário de patentes voltados para exportadores, como o PPH e o Prioridade BR, esses recursos estão sendo subutilizados pelas empresas.

Pimentel lembrou ainda da necessidade de o INPI ter autonomia para usar os recursos que arrecada, o que poderia garantir o investimento na infraestrutura necessária às melhorias do Instituto e contornar problemas como o atual contingenciamento no orçamento.

Protocolo de Madri

No evento, o presidente do INPI também anunciou a expectativa do Instituto de cumprir os requisitos necessários para adesão ao Protocolo de Madri até o fim de 2018. O tratado internacional para registro de marcas em diferentes países exige uma primeira manifestação, em 18 meses, do escritório nacional em relação ao pedido.

Fonte: Portal INPI