logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC busca alinhamento de políticas públicas com Agenda 2030 das Nações Unidas

Qui, 01 de Junho de 2017 10:45

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) se prepara para alinhar suas ações à Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A adaptação começou pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (Seped), que reuniu seus servidores para pensar a questão nesta quarta-feira (31), na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

 

"Nossa missão agora é discutir como a Seped se interage para dentro e para fora do ministério com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explicou o secretário Jailson de Andrade. "Nesse sentido, desde 2016, nossos departamentos e nossas coordenações têm feito uma releitura da nossa secretaria para abri-la em relação a esses ODS. Então, hoje estamos bem melhor equipados para a Agenda 2030 do que estávamos no passado."

 

Segundo Jailson, o trabalho começou com a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida de 2016 a 2022. "A Encti tem como princípio ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social, ou seja, em busca de minimizar diversas discrepâncias do país", destacou, ao lembrar os 12 temas prioritários do documento: Água, Aeroespacial e Defesa, Alimentos, Biomas e Bioeconomia, Ciências e Tecnologias Sociais, Clima, Economia e Sociedade Digital, Energia, Minerais Estratégicos, Nuclear, Saúde e Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.

 

O secretário comentou que a Agenda 2030 visa "transformar o mundo por meio de 17 ODS, que se desdobram em 169 metas, muitos deles com plena aderência à Encti e às estratégias de vários países". Há duas semanas, Jailson participou da 2º Reunião do Fórum Multissetorial sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em Nova York.

 

"Essa reunião discutiu especificamente o impacto de ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento sustentável, com base em seis Objetivos", relatou o secretário. "O ODS 14, batizado como Vida na Água, será tema da Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas, de 5 a 9 de junho. A pesquisa marinha foi considerada o maior elemento de cooperação entre os países e as comunidades, porque os oceanos são a linha de comunicação, haja vista que se comunicam entre si, seja na superfície ou embaixo d'água."

 

No contexto da Encti, o tema estratégico Água iniciou nesta terça-feira (30) a construção de seu plano de ação, a ser apresentado à comunidade científica. Já o eixo Biomas e Bioeconomia formula desde fevereiro um documento similar, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 

Também compuseram a mesa de abertura do evento o reitor do IFB, Wilson Conciani, e os diretores de Políticas e Programas de Ciências, Sávio Raeder, de Políticas e Programas de Desenvolvimento, Fábio Larotonda, e de Políticas e Programas para Inclusão Social do MCTIC, Sônia da Costa.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa