logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasileiros e europeus começam a analisar projetos de chamada coordenada

Qui, 01 de Junho de 2017 10:42

Especialistas brasileiros e europeus deram início, na última segunda-feira (29), em Brasília, à avaliação dos projetos da 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Durante três dias de trabalho, serão analisadas 50 propostas inscritas nas áreas de Internet das Coisas (IoT), tecnologia 5G e Computação em Nuvem. Desse total, seis projetos serão escolhidos no edital lançado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

O objetivo das chamadas é promover a pesquisa e o desenvolvimento em áreas estratégicas de TIC, por meio de consórcios entre instituições científicas e tecnológicas e empresas brasileiras e europeias. No total, serão R$ 30 milhões advindos das obrigações da Lei de Informática, que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia que tenham por prática investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

 

As chamadas coordenadas em TIC fazem parte do Acordo Brasil-União Europeia de Cooperação Científica e Tecnológica, firmado em 2004. Até agora, foram lançadas quatro chamadas (2010, 2012, 2015 e 2017), que receberam 192 propostas de trabalho.

 

Desse total, foram selecionados 20 projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento. Entre as várias linhas temáticas abrangidas estão microeletrônica, microssistemas, internet do futuro, biossensores para detecção de doenças tropicais, segurança de rede, banda larga e aplicações e serviços para sociedades inteligentes. Os projetos contaram com cerca de R$ 150 milhões de investimentos das duas partes envolvidas.

 

A gestão e a execução dos projetos selecionados são feitas em conjunto pela União Europeia e pela RNP, com apoio e supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa