Sistema mapeia padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União

Qua, 31 de Maio de 2017 10:33

O sistema, de uso fácil e simples, mostra os resultados da distribuição do financiamento por pesquisador, região demográfica, agência de fomento, instituição e ano. Embora focado em dengue, o sistema também permite a busca por termos como malária e aids, por exemplo

Quantas pesquisas sobre dengue receberam financiamento público? Quanto o governo federal investiu em pesquisas sobre a doença nos últimos 10 anos?

Tudo isto poderá ser encontrado no “FarejaDOU”, um sistema que foi resultado da tese de doutorado de Paulo Marques, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz, para mapear o padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União – DOU.

A grande inovação da pesquisa desenvolvida está em explorar o DOU como fonte de dados para mapear e identificar o fluxo de recursos financeiros, públicos, direcionados para pesquisa no País. O sistema, de uso fácil e simples, mostra os resultados da distribuição do financiamento por pesquisador, região demográfica, agência de fomento, instituição e ano. Embora focado em dengue, o sistema também permite a busca por termos como malária e AIDS, por exemplo.

A ideia de Paulo Marques é que o sistema possa ser utilizado livremente por profissionais, pesquisadores e alunos. Leia a matéria completa e também acesse o sistema no site do Icict/Fiocruz.

Fonte: Jornal da Ciência, 30/05/2017, com informações Fiocruz