Prazo para solicitar selo INCT termina nesta quarta (31)

Qua, 31 de Maio de 2017 10:31

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, recebeu na segunda-feira, 29, coordenadores de projetos aprovados no último edital de seleção dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para falar sobre o selo INCT.

O Selo foi criado no ano passado, a partir do resultado da chamada Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 , divulgado em maio de 2016. Foram aprovadas 253 propostas pelo mérito, sendo 102 selecionadas para financiamento e contratadas. As demais ficaram aptas para solicitar o ¿Selo INCT¿, que reconhece a excelência do projeto, mantendo o status de INCT, e as credenciam para solicitar aporte de recursos de outras entidades.

O prazo para solicitação do selo, junto ao CNPq, termina nesta quarta-feira, 31. Até o momento, 114 projetos selecionados já solicitaram o selo. Outros 37 ainda estão aptos a solicitar.

Durante o encontro, foram apresentadas as possibilidades de parcerias em negociação pelo CNPq para investimentos nesses INCTs. Dentre elas, o Presidente do CNPq, citou a Vale, o Ministério da Educação e a Secretaria Nacional de Aviação Civil. Além disso, há perspectivas de negociação com os Ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente e da Saúde.

Estavam presentes, no encontro, os pesquisadores Antonio Saraiva, da Universidade de São Paulo (USP); Alberto Dávilla, da Fiocruz; Cláudio Antonio Bonjardim e Renato Lima Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Marco Aurélio Costa, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Ricardo Bentes de Azevedo, da Universidade de Brasília (UnB); e Tamara Cohen Egler, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os pesquisadores apontaram, ainda, que os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Cidades podem ser potenciais parceiros, pelos interesses comuns com as pesquisas realizadas. Acordos com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) também podem ser reforçados para aporte de recursos adicionais além dos já comprometidos pelo edital.

Além disso, segundo Mario Neto, acordos de cooperação internacional com o Reino Unido e a Alemanha estão em estudo para futuras ações conjuntas com os INCTs.

Fonte: Portal CNPq