Chamada apoiará workshops coordenados por cientistas brasileiros e britânicos

Qua, 31 de Maio de 2017 10:29

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o British Council, por meio do Fundo Newton, lançaram uma chamada do programa Researcher Links, para dar suporte internacional às pesquisas. O objetivo é apoiar a realização de workshops científicos, com até 50 mil libras esterlinas para cada um, coordenados por dois pesquisadores, um do Reino Unido e outro do Brasil, em 14 estados brasileiros. As inscrições estão abertas até 13 de junho.

Podem participar pesquisadores seniores, vinculados a instituições, centros de pesquisa ou universidades brasileiras, públicas e privadas, interessados em parcerias com o Reino Unido. Os dois coordenadores seniores (brasileiro e britânico) poderão indicar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, como mentores. Os demais participantes (12 a 17 de cada país) deverão estar em início de carreira.

Participam desta chamada, por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), os estados de Alagoas (Fapeal), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp).

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Devem abordar um dos seguintes temas: agricultura; clima e meio ambiente; energia renovável e energia limpa; educação; crescimento econômico inclusivo; saúde (doenças negligenciadas); água e saneamento; alimentação e nutrição; mudança demográfica/migração/urbanização; infraestrutura; desastres humanitários e emergências; governança, sociedade e conflito; coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento; e Zika vírus.

Os workshops deverão ser organizados até 31 de agosto de 2018. Cada um deles terá duração de três a cinco dias e será realizado em inglês.

O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis neste link.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do Confap