logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Anprotec e Sebrae assinam convênio para promover empreendimentos inovadores

Ter, 30 de Maio de 2017 09:06

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um convênio, no valor de R$ 13 milhões, com duração de três anos. O objetivo é promover a geração e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores por meio da consolidação de uma rede nacional de ambientes de inovação, ampliando o foco de atuação também para incubadoras, aceleradoras e coworking.

 

A parceria prevê um amplo trabalho nos ecossistemas de inovação regionais, observatório da inovação, além de uma conexão com o Programa InovAtiva Brasil, plataforma de aceleração de startups do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae. Para auxiliar todo o processo, serão realizadas capacitações, produção de estudos e publicações.

 

De acordo com o presidente da Anprotec, Jorge Audy, a meta é a consolidação de uma rede nacional de ambientes de inovação. Para isso, as entidades atuarão cada vez mais na ampliação da base de mecanismos de geração de startups e, ao mesmo tempo, trazendo uma nova visão na cooperação entre as grandes empresas, nacionais e internacionais com as empresas nascentes de base tecnológica, mediadas pelos ambientes de inovação.

 

“Neste contexto, esse convênio vai nos permitir um espaço de atuação conjunta entre Sebrae e Anprotec, nos próximos três anos, bastante profícuo e voltado para o desenvolvimento econômico e social e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, comentou o presidente da Anprotec.

 

Na avaliação de Audy, investir em inovação e estimular uma cultura empreendedora é a saída para a crise no país. “E, mais do que isso, é impulsionado pelo empreendedorismo inovador e os modernos ecossistemas de inovação que vamos trazer a nossa economia e a nossa sociedade para o século XXI, investindo em pessoas talentosas, com novas ideias e capital. Atuando em redes e cooperando intensamente”, acrescentou.

 

Para a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, a parceria proporciona a união de interesses entre pequenas empresas inovadoras e grandes empresas em prol do desenvolvimento de projetos de base tecnológica em todo o Brasil. “[O convênio] é importante para o ecossistema como um todo. Principalmente neste momento em que a Anprotec se renova e amplia sua base trazendo entre seus associados também as aceleradoras. Então, é uma soma importante e o ecossistema tem muito a ganhar.”

 

A Anprotec reúne cerca de 400 associados, entre ecossistemas de inovação, como parques tecnológicos e distritos de inovação, e mecanismos de geração de empreendimentos, como incubadoras, aceleradoras e coworkings. Estes últimos são vinculados a instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades, públicas, comunitárias e privadas ligadas ao empreendedorismo e à inovação, que serão diretamente beneficiados pelas ações decorrentes deste convênio.

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Anprotec

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa