Novos editais apoiam programas de cooperação internacional com Alemanha e França

Seg, 29 de Maio de 2017 11:14

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou quatro novos editais de cooperação internacional com a Alemanha e a França. O objetivo é fomentar o intercâmbio e a colaboração em pesquisas desenvolvidas de forma conjunta por brasileiros, alemães e franceses. As chamadas públicas vencem a partir de 8 de junho.

O primeiro edital é do programa Probal, que pretende selecionar projetos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicos ou privados, para apoiar e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. As propostas podem ser em qualquer área de conhecimento, e devem ser enviadas até 19 de junho. Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 1,18 milhão durante sua vigência máxima de quatro anos.

O segundo edital é uma parceria entre Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD, em alemão). O objeto é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível, em todas as áreas do conhecimento, por meio de apoio à realização de doutorado pleno, de doutorado sanduíche e de doutorado sanduíche com cotutela na Alemanha. As propostas devem ser enviadas até 8 de junho.

A terceira chamada é referente ao Bragfost, um simpósio binacional realizado alternadamente na Alemanha e no Brasil e que reúne 60 jovens cientistas brasileiros e alemães para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater de maneira interdisciplinar desafios do conhecimento. O valor global aplicado pelo Capes será de R$ 400 mil. As inscrições são válidas até 30 de junho.

O último edital trata do programa Brafitec, que tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior brasileiras e francesas e estimular a aproximação das estruturas curriculares. Isso ocorre por meio da seleção de projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, que terão um limite de até R$ 160 mil para financiamento de quatro anos. As propostas devem ser enviadas até 22 de junho.

Para mais informações, acesse os editais, respectivamente, aqui, aqui, aqui e aqui.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Capes