INPI participa de reunião da Anpei em São Paulo

Sex, 26 de Maio de 2017 10:19

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou da abertura da reunião do Comitê de Propriedade Intelectual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), no dia 25 de maio, em São Paulo, que contou com o vice-presidente da entidade, Luiz Mello. Pelo INPI, também estiveram presentes o diretor de Patentes, Júlio César Moreira, o coordenador de Relações Institucionais do INPI/SP, Mauro Catharino, e o pesquisador de patentes Diego Musskopf.

O objetivo do INPI foi apresentar os avanços do Instituto, que contam com apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), bem como do Governo Federal. Neste contexto, também foram apresentados os exames prioritários de patentes, como o que está voltado para instituições de C&T, e o Patent Prosecution Highway (PPH), além dos desafios atuais.

O presidente do INPI destacou, no evento, que os indicadores do Instituto apresentam resultados muito positivos nos últimos meses, mas é preciso aprofundar as mudanças para melhorar a gestão e sanar o problema do backlog. Pimentel ressaltou ainda o alto nível dos servidores e a necessidade de um novo plano de carreiras para o INPI.

O presidente também destacou o apoio do ministro Marcos Pereira, da Secretaria Executiva e da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras entidades.

A Anpei é constituída por líderes de empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), além de universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo. Em conjunto, os associados da Anpei possuem faturamento de R$ 720 bilhões e concentram cerca de 60% do investimento privado em P,D&I.

Reunião com a Finep

Nesta quarta-feira, dia 24, Luiz Otávio Pimentel e Mauro Catharino, se reuniram com Oswaldo Massambani, superintendente da Finep em São Paulo, Márcio Ikegami e Rafael Figueiredo, também da Finep. Na reunião, Pimentel reafirmou a necessidade de incluir nos projetos de financiamento, como requisito, a análise do estado da técnica, com base em documentos de patentes, para subsidiar as decisões da Finep sobre quais projetos de P,D&I podem ser financiados.

Fonte: Portal INPI