logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Futuro da indústria no mundo digital é o tema do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Qui, 25 de Maio de 2017 11:08

Iniciativa da CNI e do Sebrae, principal evento de inovação do Brasil acontece entre 27 e 28 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento conta com o apoio institucional da SBPC

 

As maiores tendências em inovação e tecnologia digitais, e como impactarão a indústria brasileira e a capacidade de competir internacionalmente, serão debatidas no 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os dias 27 e 28 de junho, o Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunirá líderes empresariais, autoridades e especialistas em inovação do Brasil e do mundo. O evento conta com o apoio institucional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

O Congresso de Inovação é um dos eventos de referência sobre o tema no País. Ele tem por objetivo promover a inovação empresarial por meio de um amplo debate, entre atores nacionais e internacionais, sobre políticas e acordos de inovação, experiências empresariais inovadoras, aperfeiçoamento do ecossistema de inovação e impacto das inovações disruptivas na indústria.

 

O evento é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela CNI, que visa incorporar o espírito inovador na estratégia das empresas que operam no Brasil e ampliar a efetividade das políticas de inovação. A MEI conta com a participação de mais de 150 lideranças empresariais e autoridades do governo, representando um exemplo bem-sucedido de interação privada e pública, por meio da construção conjunta de soluções para aumentar a inovação empresarial.

 

Essa edição do Congresso reunirá mais de 3 mil participantes entre líderes de empresas de todos os portes e setores, startups e empresas de base tecnológica, autoridades e executivos do governo, representantes da academia, e de instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O evento contará com palestrantes renomados do Brasil e do exterior.

 

Entre os palestrantes confirmados estão Peter Diamandis, fundador e executivo da XPRIZE Foundation e autor de best-sellers como “Abundância” e “O futuro é melhor do que você imagina”; Bill Ruh, executivo-chefe da GE Digital, que dará palestra sobre megatendências da inovação; Louise Scott, vice-presidente global de Pesquisa da Avon, que participa de painel sobre inovação no Brasil e no mundo; Neil Isford, gerente-geral da IBM para as Soluções Watson e Plataformas Industriais, que falará sobre o impacto das tecnologias para a construção de fábricas inteligentes; Pete Worden, CEO da Breakthrough Initiative, que mostrará como o avanço tecnológico pode ajudar na superação de desafios globais. O brasileiro Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft, falará de armazenamento em nuvem.

 

A última edição do Congresso de Inovação aconteceu em maio de 2015, em São Paulo, e atraiu mais de 2 mil pessoas.

 

ÍNDICE GLOBAL DE INOVAÇÃO – No dia 27 de junho, primeiro dia de atividades do Congresso, será apresentado o Índice Global de Inovação, um dos principais indicadores de inovação, editado anualmente pela Universidade de Cornell (EUA) e a escola de negócios Insead (França), em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). O documento apresenta o desempenho de 128 economias – mais de 97% do PIB mundial – em diversos critérios de inovação. É a primeira vez que o Fórum Internacional do Global Innovation Index ocorrerá na América Latina.

 

22 CASOS DE INOVAÇÃO – Além dos debates, o Congresso de Inovação é uma grande vitrine para a inovação desenvolvida no Brasil. O evento dedicará um espaço para a exibição interativa dos exemplos de inovação selecionados para compor o livro 22 Casos de Inovação. O público poderá conhecer soluções, produtos e processos inovadores desenvolvidos por micro, pequenas e grandes indústrias, de setores variados.

 

PRÊMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO – No dia 26 de junho, a CNI e o Sebrae divulgam os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação. A iniciativa reconhece negócios que apostaram na inovação como um diferencial competitivo e teve recorde de inscritos: 3.987 empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria e a cursos de educação executiva.

 

O prêmio tem quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. A premiação se dará nas categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta segunda tem quatro subcategorias: Produto, Processo, Organizacional e Marketing. As inovações desenvolvidas pelas candidatas devem ter ocorrido nos últimos 24 meses e precisavam estar implantadas no momento da inscrição.

 

Confira mais informações sobre o evento no site do 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/05/2017, com informações Agência CNI de Notícias

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa