logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Evento em SP discute a participação da mulher no mercado de tecnologia nesta semana

Qui, 25 de Maio de 2017 10:47

Encontro “Mulheres Líderes na Tecnologia” quer discutir e propor a aprimoramento das estratégias das empresas para contratações de mais mulheres em suas áreas de TI. O evento Mulheres Líderes na Tecnologia será realizado no dia 27 de maio, em São Paulo

 

Cada vez mais as mulheres estão deixando de ser apenas consumidoras e usuárias de tecnologia para se tornarem criadoras delas. A participação feminina, entretanto, ainda é pequena no mercado e muitas empresas, mesmo as grandes, ainda se mostram despreparadas para atrair e manter estas profissionais.

 

Desta forma, a UP[W]IT (Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation), iniciativa que estimula a participação feminina na área de tecnologia e inovação por meio da criação de experiências, irá promover no dia 27 de maio, em São Paulo, o evento Mulheres Líderes na Tecnologia, que irá oferecer mentoria e orientação de carreira para mulheres que estão em busca de oportunidades no ramo de tecnologia e aprimoramento às estratégias das empresas para a contratação de mais mulheres para as suas áreas de TI.

 

O encontro, que irá reunir 70 participantes no Cubo (Rua Casa do Ator, 919, na Vila Olímpia em São Paulo), tem ainda como objetivos produzir insights para as empresas de como elas podem fomentar a participação de mulheres desenvolvedoras no mercado de trabalho e também gerar inspiração nas participantes conhecendo a trajetória de sucesso de mulheres na área.

 

“Queremos mostrar às empresas todo o potencial do trabalho feminino no segmento de tecnologia e as melhores formas de atraí-las e retê-las para os seus quadros de funcionários, além de incentivar as mulheres a conhecer mais e seguir nesta área mesmo diante das dificuldades. Se este é o caminho que elas querem seguir, elas precisam continuar”, afirma Carine Roos, idealizadora da UP[W]IT e do evento.

 

Além dela, o evento também contará com a organização de Luciana Terceiro, especialista em design de interação; Cíntia Citton, consultora de inovação, Fernanda Joris, Designer Digital na Eokoe e AppCívico; Vania Teofilo, mestre em Design de Artefatos Digitais – UFPE, além de Ana Carmen Foschini e Fernanda Coelho, especialistas em comunicação e marketing digital.

 

O evento terá início com um painel onde serão apresentadas as trajetórias de mulheres inspiradoras no mundo da TI: Nina Silva, que atua há 15 anos no segmento, que Integra atualmente o time de Gerenciamento de Projetos na Honda, é participante do SAP Global Committee responsável pela implementação do PMO em TI da empresa; Juliana Glasser, programadora e maker, fundadora da Carambola o Engenho Maker; e Patrícia Borges, que tem 10 anos de experiência como desenvolvedora de software em projetos nos mais variados campos. É entusiasta de software livre. Atualmente, trabalha na plataforma de autenticação dos usuários da Globo.com.

 

O painel será facilitado por Ligia Oliveira, da Cia de Talentos, gestora responsável pelo planejamento, acompanhamento e execução de projetos de employer branding, com foco em atração e relacionamento com jovens e universidades para empresas nacionais e multinacionais.

 

Além disso, haverá uma apresentação das mentoras e das atividades, onde serão ouvidos os desafios, motivações e barreiras percebidas pelas participantes em sua carreira profissional. O evento irá contar com mentoras de destaque no mercado também provenientes de grandes empresas. Em seguida, será feito um trabalho colaborativo de mapeamento da jornada das profissionais na área de tecnologia e inovação e como as empresas podem fomentar a contratação e a participação de mulheres nessas áreas.

 

O encontro tem o patrocínio da Globo.com e McKinsen, além da parceria com o Coletivo Mola e a Cia de Talentos.

 

Durante todo o mês de abril a UP[W]IT promoveu a campanha “Futuras Líderes”, que utilizou as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter e criou um movimento de inspiração, visibilidade e empatia na rede por meio da divulgação de mulheres líderes na tecnologia e mulheres que estão iniciando suas carreiras na área.

 

Sobre a UP[W]IT

 

UPWIT – Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation ou Destravando o Poder das Mulheres para Inovação e Transformação – é uma organização voltada para a inclusão de mulheres em diversos setores e esferas de decisão da sociedade, especialmente tecnologia e inovação.

 

Por meio de workshops presenciais com até 70 participantes, realizados periodicamente, a UPWIT incentiva práticas inclusivas e a criação de soluções inovadoras que contribuam para a igualdade de oportunidades entre os gêneros. Referência de prática para a inclusão de mulheres e minorias de gênero, a UPWIT também consolida informações sobre o mercado brasileiro e o cenário atual para embasar suas ações e estratégias de transformação social.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 23/05/2017

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa