Delegação Brasileira celebra os estudantes premiados na Intel ISEF 2017

Qui, 25 de Maio de 2017 10:41

A nova geração de inovadores conquista 5 prêmios e 3 menções honrosas na feira internacional de ciências e engenharia, em Los Angeles, EUA

Nas cerimônias de premiação da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), nomeadas “Special Awards Ceremony” e “Grand Awards Ceremony”, estudantes brasileiros conquistam 5 prêmios e 3 menções honrosas, com destaque para um segundo lugar na categoria Biomedical Engineering.

Os estudantes foram incentivados a desenvolver projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida em suas localidades e em todo o mundo. A nova geração de inovadores competiu por prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos.

Os jovens cientistas fazem parte da Delegação Brasileira, composta por 33 estudantes que apresentaram 21 projetos, sendo 14 estudantes representando nove projetos que foram selecionados na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE realizada em São Paulo, SP, 15 estudantes representando nove projetos que foram selecionados na MOSTRATEC, realizada em Novo Hamburgo, RS e 4 estudantes representando três projetos da Escola Americana de Campinas, Campinas, SP. Os estudantes premiados originam-se dos Estados de Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O Brasil, com cinco prêmios e três menções honrosas, foi o país mais premiado da América Latina e a 9ª delegação mais premiada do mundo, ficando atrás dos EUA, Índia, Alemanha, Rússia, Vietnã, Canadá, Itália e China.

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de talentos em Ciências e Engenharia. Desde 1997, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair.

A Intel ISEF faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation (http://www.societyforscience.org/), e acredita que o avanço da ciência e da engenharia é a chave para resolver os desafios globais.

Neste ano, a Intel ISEF, foi em Los Angeles, no Estado da Califórnia, de 15 a 19 de maio, e reuniu 1.800 estudantes de 78 países.

Para recebê-los, a organização da feira contou com uma estrutura que envolveu voluntários, intérpretes e avaliadores para julgar os melhores projetos. Fazem parte do seleto corpo de avaliadores vários cientistas de renome internacional, todos com titulação de Ph.D.s ou equivalente, ganhadores de prêmios relevantes, inclusive ganhadores do Prêmio Nobel.

É uma competição baseada na qualidade de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes de todo o mundo que ainda não chegaram ao ensino superior e que competem por mais de quatro milhões de dólares em prêmios. O principal objetivo é apresentar as inovações de jovens criativos do mundo todo, além de gerar a oportunidade para que jovens talentos sejam reconhecidos internacionalmente.

INTEL ISEF SPECIAL AWARDS CEREMONY (18/05/2016)

Qatar Foundation, Research & Development – prêmio de 1.000 dólares.

De Campinas, SP Escola Americana de Campinas Matheus Bevilacqua

Projeto: Environmental engineering removal of heavy metal ions from industrial wastewater using algalpolysaccharide alginate (Credenciado pela Escola Americana de Campinas)

U.S. Agency for International Development – USAID Global Development Innovation prêmio de 3.000 dólares.

De Baraúna, RN Escola Estadual João de Abreu Marcelo Abraão de Melo Ramalho Beatriz da Costa Dantas

Projeto: Madeco Sabugosa: madeira ecológica, proveniente da reutilização do sabugo e da palha do milho (Credenciados pela FEBRACE)

MENÇÕES HONROSAS

Association for the Advancement of Artificial Intelligence – Menção Honrosa