Representante da Agência de Inovação da UFSCar participa de júri da terceira edição do hackathon Experiance Jam

Escrito por Tatiane Liberato
Seg, 15 de Maio de 2017 17:39

Nos últimos dias 6 e 7 de maio, a cidade de São Carlos recebeu a terceira edição do hackathon Experiance Jam, realizado pela Serasa Experian. A maratona tecnológica aconteceu no centro de excelência da empresa e recebeu cerca de 200 participantes selecionados, que tiveram das 9 horas do dia 6 às 18 horas do dia 7 para resolver os desafios propostos. Entre os jurados do hackathon estava o Coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar, Victor Prado.

De acordo com o jurado, participar da avaliação do desafio “Internet das Coisas”, que contou com seis equipes concorrentes, permitiu conhecer o nível dos projetos e estabelecer contato com a empresa, além de possibilitar aproximação com pesquisadores e outros agentes de parques tecnológicos que atuam com inovação. “Conhecemos um grande evento, que tem adesão com trabalhos de alto nível. Para nós, é importante participar de um desafio desta magnitude, até para inspirar a realização de eventos dentro da universidade”.

Além disso, Victor Prado explica que a Serasa Experian realiza desafios em diferentes cidades metropolitanas como São Paulo, e escolheu São Carlos para sediar o hackaton em virtude da presença das universidades e institutos de pesquisas, que formam profissionais na área de dados. “Eu acredito que a nossa região atendeu as expectativas de apresentar soluções de trabalho para a Serasa, dada a possibilidade de desenvolvimento de soluções inovadoras. O evento foi extremamente importante, pois constatamos a presença de alunos de nossa universidade em diferentes áreas”, relatou.

As premiações totalizaram R$ 40 mil reais, sendo R$ 10 mil reais para cada um dos quatro desafios apresentados. Além da internet das coisas, os outros desafios foram nas áreas de: autenticação e identidade em um sistema; cadastro positivo para empresas através de análise de crédito; e um tema surpresa.

O centro de excelência Serasa Experian São Carlos (onde aconteceu o evento) foi inaugurado dia 21 de março de 2017, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur, e já está em plena operação. Em um terreno de mais de 25 mil metros quadrados e investimento de R$ 45 milhões, a primeira fase da instalação, com área construída de 10 mil metros quadrados, foi pensada para ter conceitos de ecoeficiência, arquitetura moderna, infraestrutura e tecnologia de ponta, o que facilita a integração entre os 550 funcionários. Até o fim deste ano, a empresa objetiva inaugurar o segundo módulo administrativo, e isto duplicará a quantidade de funcionários.

Victor Prado entre os jurados do hackaton Experiance Jam