Centro de pesquisa desenvolve novo modelo de formação superior em ciências

Seg, 15 de Maio de 2017 11:47

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) assinaram nesta quinta-feira (11), em Campinas (SP), um termo de cooperação técnica voltado ao ensino superior. O centro desenvolve atividades de pesquisa que despertaram o interesse do ministério em viabilizar a criação de um novo modelo de formação superior em ciências.

“É um trabalho magnífico de desenvolvimento da área de ciência e tecnologia, voltado para uma pesquisa que se conecta diretamente com o setor produtivo”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho. “A gente quer agregar também o componente educacional, transformar o CNPEM numa OS [organização social] que permita ampliar as possibilidades, inclusive na graduação.”

Com a parceria, o MEC se compromete a apoiar a ampliação do trabalho da organização, por meio da criação de uma instituição de graduação. Atualmente, a pasta atua na concessão de bolsas a pesquisadores pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é qualificado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O diretor temporário do CNPEM, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, ressaltou que esse tipo de modelo já é utilizado na Europa. “Estamos experimentando uma ideia, incubando uma universidade desse tipo aqui em Campinas. Esse modelo vai formar gente com muito mais competência e muito mais barato do ponto de vista geral”, avalia o professor.

Ainda em Campinas, o ministro Mendonça Filho assinou portaria de recredenciamento da Faculdade de Ciências Econômicas. O documento tem validade por quatro anos.

Estrutura

O CNPEM possui quatro laboratórios que são referências mundiais, abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), por exemplo, opera a única fonte de luz síncrotron – radiação eletromagnética de alto fluxo e brilho – da América Latina e está, neste momento, construindo o Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos.

Todos os quatro laboratórios do CNPEM têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda de investigação coordenada pelo centro, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações do MEC