Sistema Eletrônico de Informações entra em operação em 7 institutos de pesquisa do MCTIC

Seg, 15 de Maio de 2017 11:41

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está funcionando em sete institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Até o final de junho, a ferramenta entra em operação em outras nove entidades, envolvendo, ao todo, 3.260 servidores. O SEI permite a tramitação eletrônica de processos, elimina o uso de papel e traz rapidez na resposta de demandas internas e externas.

"Demos prioridade aos institutos, porque eles fazem parte diretamente de nossa estrutura regimental. A gente já iniciou o projeto para implantação do SEI nas entidades vinculadas e, em paralelo, vamos planejar a entrada do SEI nas organizações sociais", afirma a coordenadora de Organização Institucional do MCTIC, Bianca Botelho.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os Correios e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também já fazem uso da ferramenta.

Entre dezembro de 2016 e março de 2017, mais de 300 multiplicadores foram capacitados nos institutos em todo o país e encarregados de treinar os servidores. O SEI pode ser utilizado em ações de pessoal, orçamento, compras e também nas demandas específicas de cada entidade, incluindo petições do público externo. Nas últimas semanas, já foram gerados 233 processos dos institutos dentro do sistema.

A expectativa é que as entidades desfrutem dos mesmos benefícios que já são aproveitados pelo MCTIC, como a análise simultânea de processos por mais de um setor e a economia de recursos com a apreciação 100% digital dos processos. Outra vantagem é a comunicação mais rápida dos institutos com o ministério, eliminando o envio de processos via postal.

Os institutos de pesquisa inseridos no SEI são: Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Centro Estratégico de Tecnologias do Nordeste (Cetene), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O uso do SEI no extinto Ministério das Comunicações começou em abril de 2014. De acordo com o Ministério do Planejamento, 53 entidades da administração federal já implantaram o sistema. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, o SEI faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa para construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos.

Fonte: Portal MCTIC