logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq entrega o Prêmio Almirante Álvaro Alberto e presidente ressalta importância em investir na ciência

Qui, 11 de Maio de 2017 14:50

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entregou na noite desta terça-feira, 9, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto ao diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz do Paraná, Samuel Goldenberg. Considerada a mais importante honraria em ciência e tecnologia do País, é concedida em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil.

 

A cerimônia aconteceu na Escola Naval, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Luis Guilherme de Sá Gusmão; o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves; o presidente da FINEP, Marcos Cintra; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes; o diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Junior; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader e o Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales.

 

Durante a cerimônia, também foram entregues os títulos de Pesquisador Emérito a dez pesquisadores e a Menção Especial de Agradecimentos, uma homenagem a personalidade ou instituição que se destaca na parceria com o CNPq pelo desenvolvimento científico e tecnológico do País.

 

Os Pesquisadores Eméritos deste ano foram Ângelo Barbosa Monteiro Machado (UFMG), Fábio de Melo Sene (USP), Ingedore Grunfeld Villaça Koch (UNICAMP), Jorge de Lucas Junior (UNESP), Jorge Luiz Gross (UFRGS), Jose Arthur Giannotti (CEBRAP), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV), Othon Henry Leonardos (UnB), Ricardo de Araújo Kalid (UFSB), Sandoval Carneiro Junior (UFRJ).

 

A Menção Especial foi entregue ao Deputado Federal Sibá Machado (PT/AC), atualmente Secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre, por sua atuação na aprovação, em 2016, do Marco Legal da CT&I, tendo sido relator da proposta na Câmara dos Deputados.

 

O presidente do CNPq citou Machado como "um guerreiro na luta para viabilizar o Marco Legal", referindo-se à Lei 13.243 de 2016, que ainda aguarda regulamentação, "essencial para destravar algumas amarras que ainda dificultam muito a ciência brasileira", completou.

 

Ao saudar o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, Samuel Goldenberg, o presidente do CNPq ressaltou que o Brasil possui pesquisadores de nível internacional, lembrando, também, dos Pesquisadores Eméritos. "Todos vocês representam grandes contribuições para o avanço da ciência brasileira", disse.

 

Para Mario Neto Borges, o Brasil só precisa de um pouco mais de recursos e o arcabouço legal consolidado para avançar ainda mais na área. "Se conseguirmos convencer a sociedade e os políticos de que é importante investir na ciência, na tecnologia e na inovação para o desenvolvimento do país, certamente conseguiremos atingir o nível de civilização que colocará o Brasil não só como uma potência econômica - que já é - mas, também, como uma potência científica, cultural e social", afirmou.

 

O Ministro Kassab também comentou a questão orçamentária para a ciência. "Sou solidário e sou testemunha do quanto, infelizmente, a ciência brasileira, hoje, carece de mais recursos", afirmou. Mas foi otimista e ressaltou que seu maior objetivo no ministério é entregá-lo melhor do que recebeu.

 

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto

 

Entregue anualmente, a cada ano, uma área do conhecimento é contemplada. Nesta edição, a área é "Ciências da Vida".

 

Samuel Goldenberg é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Pesquisador Titular da Fiocruz-Paraná e atua, principalmente, nos seguintes temas: diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico. Foi membro do Comitê Assessor de Genética do CNPq e é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública.

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa